Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

Riccardi Andrea: revista de imprensa

change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
23 Fevereiro 2016

Alepo morre, mas na guerra descobrimos a solidariedade. A homilia do arcebispo armeno Boutros Marayati

 
versão para impressão

Um apelo a não esquecer Alepo e os cristãos na Siria, na homilia do arcebispo armeno católico de Alepo, Brutos Marayati, que presidiu sábado à tarde a liturgia na basilica de Santa Maria em Trastevere

Caríssimos irmãos e irmãs, boa tarde!
A Igreja armena proclamou este ano, 2016, o ano do serviço. Servir, como Cristo disse: vim para servir não para ser servido.E disse também: quem qeser ser grande faça-se servo de todos. Este tema escolhido pela igeja armena está em sintonia com o tema escolhido pelo Papa Francisco: “O Jubileu da Misericórdia. Serviço e misericórdia vão juntos. Não há verdadeiro serviºço cristão sem o espirito de misericórdia e não existe misericórdia abstracta sem um serviço concreto
.

A Comunidade de Sant’Egidio conhece bem estas duas realidades: o serviço e a misericórdia. A partir deles nasceu a comunidade e continua, sobretudo para o bem dos pobres. Eu gostaria de agradecer-vos e a toda a comunidade pelo grande apoio à nossa cidade de Aleppo atingida. E agradeço sobretudo Andrea Riccardi pelo seu ultimo apelo, direi o grito: “Alepo está a morrer, salvemos Alepo”.

Verdadeiramente estamos a morrer. A nossa gente vive agora como um pequeno resto e muitos fogem, vão para fora e são as crianças aS primeiras vitimas. Todos nós nod tornamos refugiados nas nossas casas, sem água, sem luz, sem medicamentos.não é viver mas sobreviver.

No entanto, com esta guerra Civil-direi porca porque existem tantos interesses internacionais- com esta morte,com este sangue,existe contudo também algo de bom que estamos a viver. Três coisas nos toctocaramajudam-nos a andar para a frente e a estar entre os nossos.

A primeira é que estamos a viver um tempo forte, de fé, de esperança e de paciência. A nossa gente reza,reza.as igrejas estão cheias. E Cristo disse:existe um tipo de mal que não se vence sem ser com a oração e com como jejum.Porque estas são coisas muito positivas e nós rezamos como rezámos hoje com o salmo:o senhor,ele é a nossa luz, ele é a nossa salvação.
Não temos mais tanta sorte mas pelo menos temos féem deus que virábem nosso auxílio
.

A segunda coisa positiva que emergiu com esta guerra civil é o espirito ecuménico. A colaboração entre nós católicos,ortodoxos, protestante. Alepo foi sempre uma cidade ecuménica mas durante esta guerra sentimos a necessidade de estar quantos, de trabalhar juntos. O santo padre falá de ecumsangue do sangue,isto é, os mártires são para todos cristãos e não há difereneça entre Católicos, Ortodoxos Protestantes, todas as semanas nos reunimos para organizar este serviço este graça às nossas gentes, a todos.

A terceira coisa importante que aprendemos durante esta guerra é o sentido da solidariedade. Solidariedade não apenas entre cristãos, ecomumenismo, mas solidariedade com todos os outros, também com os muçulmanos, solidariedade ckm vizinhos, solidariedade entre parentes, entre grandes e pequenos, entre ricos e pobres.uma solidariedade criou-se em Apelo, eu diria graças a esta guerra civil. Aquilo que mais me comove é ver como tanta gente, tantos fiéis que primeiro vinham para ajudar a igreja e contribuir para a eficiência paroquial, hoje são obrigados a pedir ajuda. Tornamo-nos um povo de mendigos, vivemos com as esmolas dos outros, somos refugiados nas nossas casas e é muito, muito difícil, ver uma pessoa que estava bem e agora é reduzida a nada, a estar na fila à espera da sjá vez de ir buscar água, de ir buscar leite, de ir buscar dinheiro e comida. É muito difícil. A Nossa paróquia tornou-se um lugar de acolhimento. Todas as igrejas abriram as suas portas ao acolhimento. 

Há 3 semanas veio uma senhora ter comigo pedir ajuda.Uma pobre senhora, e vocês sabem bem que se não se dá algo a um pobre é um problema, um problema de consciência, mas seciência é difícil, porque volta no dia seguinte. Os pobres são insistentes, querem tudo, são pobres sim, mas por vezes são também egoístas. Depois de ter levado ajuda, a senhora volta dois dias dedigiunopois para pedir outra ajuda, para as análises para uma operação. Volta também dois dias depoiV, para pedir dinheiro para os medicamentos. Dois dias depois, pela quarta vez, volta a vir ter comigo. Disse para mim mesmo: mas existem tantos outros com necessidadeo.  Agora chega! Queria manda-la embora para dar lugar a outros que tinham necessidades, talvez até mais que ela, mas disse a mim mesmo: está bem pela última vez posso recebe-la. A senhora vem ter comigo, tinha nas mãos um pacote e disse-me: padre estes são cascois de lã para as famílias mais necessitadas do que eu, por favor dê-os às crianças para este inverno.

Caríssimos irmãos, graças de deus podemos aprender tanto com os pobres, são pobres talvez de dinheiro, de recursos, mas tem uma alma rica. Um espírito abençoado por Deu. Peço o vosso apoio a vossa oração, sobretudo nestes dias, porque queremos viver e permanecer juntos à nossa terra. Não deixaremos o nosso povo. Todos rezemos pelo fim da guerra, pelo cessar-fogo e pela paz. Graças a ti o Senhor porque estais connosco e do céu nos abençoas Amen!


 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
25 Novembro 2016
PARIS, FRANÇA

Paz na Síria, Iraque, República Centro-Africana: conversa entre Andrea Riccardi e o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Jean-Marc Ayrault

IT | ES | DE | FR | PT
2 Novembro 2016

Finalmente on-line o Podcast de todas as gravações da oração da noite com a Comunidade de Sant'Egidio

IT | DE | FR | PT
15 Setembro 2016

Síria, Sant'Egidio: Esperança numa diminuição significativa da violência em todo o país.

IT | ES | DE | FR | PT
10 Agosto 2016

A Comunidade de Sant'Egidio pede mais uma vez, fortemente, uma trégua para a cidade de Alepo

IT | ES | DE | FR | PT
todas as notícias
• IMPRIMIR
20 Novembro 2016
Catalunya Cristiana

«Ser refugiada és començar de zero»

17 Novembro 2016
Notizie Italia News

Dati: Periferie e centro, un Giubileo tra misericordia diffusa e riscoperta del cuore

30 Outubro 2016
Vatican Insider

Arturo Sosa a Sant’Egidio: “Insieme nella Chiesa in uscita, con un spirito apostolico allegro’’

20 Outubro 2016
Famiglia Cristiana

Andrea Riccardi: Tra USA e Russia perde Aleppo

6 Outubro 2016
Vatican Insider

Riccardi: “La guerra in Siria è un crimine, l’Europa si svegli”

29 Setembro 2016
Famiglia Cristiana

Andrea Riccardi: "Possa Assisi salvare la Siria"

todos os press releases
• PENA DE MORTE NO
7 Outubro 2015
UNITED STATES

The World Coalition Against the Death Penalty - XIII world day against the death penalty

5 Outubro 2015
EFE

Fallece un preso japonés tras pasar 43 años en el corredor de la muerte

24 Setembro 2015

Pope Francis calls on Congress to end the death penalty. "Every life is sacred", he said

12 Março 2015
Associated Press

Death penalty: a look at how some US states handle execution drug shortage

12 Março 2015
AFP

Arabie: trois hommes dont un Saoudien exécutés pour trafic de drogue

9 Março 2015
Reuters

Australia to restate opposition to death penalty as executions loom in Indonesia

9 Março 2015
AFP

Le Pakistan repousse de facto l'exécution du meurtrier d'un critique de la loi sur le blasphème

9 Março 2015
AFP

Peine de mort en Indonésie: la justice va étudier un appel des deux trafiquants australiens

28 Fevereiro 2015
UNITED STATES

13 Ways Of Looking At The Death Penalty

15 Fevereiro 2015

Archbishop Chaput applauds Penn. governor for halt to death penalty

11 Dezembro 2014
MADAGÁSCAR

C’est désormais officiel: Madagascar vient d’abolir la peine de mort!

3 Dezembro 2014

5th Circuit Court of Appeals stops execution of Scott Panetti!

ir para nenhuma pena de morte
• DOCUMENTOS

Il pastore della Chiesa Valdese Paolo Ricca ha partecipato alla preghiera della Comunità di Sant'Egidio nella basilica di Santa Maria in Trastevere e ha predicato sul brano della lettera a Tito 3,4-7

#savealeppo: salvare aleppo e proteggere i cristiani in medio oriente

#savealeppo: le principali adesioni pervenute

Gli aiuti umanitari in Siria e Libano

todos os documentos
• LIVROS

Trastevere





Francesco Mondadori

Il martirio degli armeni





La Scuola
todos os livros

Per Natale, regala il Natale! Aiutaci a preparare un vero pranzo in famiglia per i nostri amici più poveri