Os corredores humanitários são replicáveis: Sant'Egidio fala na Comissão Europeia com os diplomatas de 16 Países

Teve lugar ontem na sede da Delegação da Comissão Europeia em Roma uma reunião com a Comunidade de Sant'Egidio sobre os corredores humanitários.
Durantea reunião, introduzida pela representante da Comissão Europeia Beatrice Covassi, Daniela Pompei da Comunidade de Sant'Egidio, explicou aos diplomatas de 16 Países europeus o projeto dos corredores humanitários, explicando a sua replicabilidade. Foi salientado que a emissão de vistos para emergências humanitárias já está prevista na legislação europeia e que os refugiados envolvidos no projecto atendem aos 
critérios de vulnerabilidade, definidos pelas Nações Unidas.

Para além dos aspectos técnicos, também falou-se no sistema de acolhimento e de integração, uma parte fundamental do projecto dos corredores humanitários, inteiramente suportados pelas associações, e que é apoiado pela generosidade de muitos cidadãos que querem contribuir gratuitamente ao acolhimento dos refugiados. Vários diplomatas manifestaram interesse, com perguntas e pedidos de informações complementares, na esperança de que em breve outros Países europeus possam abrir corredores humanitários para os refugiados.