Conferência de Andrea Riccardi na Universidade Católica Portuguesa: as periferias no pontificado do Papa Francisco

Abriu-se a 17 de Maio com uma conferência na Universidade Católica Portuguesa, intitulada "Periferias: Crise e novidade para a Igreja no pontificado do Papa Francisco" a visita Andrea Riccardi a Portugal.

Ao lado da Reitora Maria da Glória Garcia e do cardeal Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, Andrea Riccardi ilustrou as principais características do pontificado do Papa Francisco, em relação ao mundo das periferias, quer as das grandes cidades quer as dos "mundos periféricos humanamente marcados pelo sofrimento, a marginalização e a pobreza".

Papa Francisco - disse Riccardi - descartou "a hipótese de um catolicismo ninoritário de duros e puros, confinado num território", para escolher, pelo contrário, caminho de  "uma Igreja de povo, com um forte impulso missionário e fronteiras externas não marcadas".

"A Igreja do século - disse enfim - é desafiada mesmo no coração das periferias que, na ausência de redes políticas e sociais, se tornaram lugares de  presenças religioas alternativas ao catolicismo".

Durante a sua visita, Andrea Riccardi também encontroum o Presidente da República Português Marcelo.