A infância roubada das crianças do Níger e a Comunidade: o calor de uma família que é serve para iniciar de novo

Com Sant'Egidio na prisão juvenil em Niamey

A prisão juvenil em Niamey, Níger, abriga uma centena de meninos. Muitos deles vêm das áreas de fronteira com a Nigéria. E 'uma área onde Boko Haram realiza ações sangrentas, muitas vezes usando os meninos, raptados das suas famílias ou recrutados na estrada, cúmplice a pobreza e o abandono.
Sem laços familiares, muitas vezes os únicos adultos com quem tiveram um relacionamento são as mesmas pessoas que os exploraram, utilizados como instrumentos de violência, forçados a fazer crimes pequenos ou grandes.
Isso pode-se ver nos olhares dispersos, endurecidos, no silêncio difícil de quebrar que caracteriza muitos deles, especialmente nos primeiros encontros.
Como retornar as crianças para esses caras? Como trazer de volta o sorriso em seus vôos e em suas vidas a esperança de um futuro?

“Desde vários meses - diz Sylvan, a Comunidade de Sant'Egidio de Niamey - visita-os regularmente, duas vezes por semana.
A ocasião da visita lhes permite sair do quintal e jogar a bola, comer bem com as coisas boas ofericidas pela Comunidade; receber sabão e roupas e então conversar juntos numa atmosfera de respeito e simpatia. Ser considerado e amado é uma grande alegria para esses meninos.

Fico sempre muito impressionado quando, entrando no pátio, somos recebidos como família, aguardada com grande expectativa: saudam-nos como se fôssemos seus pais, alguém me chama de papai ".
Assim como uma família de adopção, a comunidade de Niamey - com poucos recursos, mas com tenacidade e paixão - reconstrói as suas vidas. Com a visita, o diálogo, e até mesmo algumas simples ajuda material: sabão, roupas, boa comida
.
Todas as coisas que fazem com que se sintam amadas, muitas vezes pela primeira vez na vida. Então, O., de 17 anos de idade, envolvido por um familiar em negócios pouco claros, depois de quase um anonuma prisão de segurança máxima, começou a sorrir e sonha de aprender a ser um mecânico.

Enquanto S., que tem 16 anos, mas uma família nunca a teve, espera pela visita de estes amigos mais velhos para pedir conselhos sobre como viver, amanhã, como um homem livre, uma vida fundada sobre o trabalho e a esperança de construir um seu próprio futuro.