O Centro Nutricional de Sant'Egidio na Matola completa 10 anos

Crianças e jovens comemoram a primeira década do Centro, que os ajudou a crescer e a estudar

 

Mais de mil pessoas, muitas crianças e jovens, comemoraram o décimo aniversário do Centro Nutricional da Comunidade de Sant'Egidio, inaugurada em 2006 por Andrea Riccardi em 2006 an Matola, em Moçambique

Em dez anos, o Centro não só promoveu o desenvolvimento do bairro de Matola C, mas acima de tudo tem ajudado milhares de crianças, apoiando-as na alimentação e no estudo.

Na cerimónia tomou a palavra Zubaida, mãe de cinco crianças que frequentaram o Centro, e que recordou como a Comunidade permitiu que os três filhos mais velhos pudessem estudar e encontrar um emprego seguro. Isto fez de maneira que a sua família conseguisse construir uma casa de alvenaria, e de não viver mais num palhota de caniço.

As muitas férias que se passaram juntos, os almoços de Natal, o almoço oferecido gratuitamente todos os dias, foram mencionados durante a intervenção de Daniel, um Jovem pela Paz, que já foi a criança número 100 do Centro: "Aqui aprendi o significado da amizade com aqueles que são mais fracos".

A responsável do Centro, Cacilda Massango, recordou como "Escolinha", a escola do Centro feita de três turmas de jardim de infância e frequentada por 90 crianças, é um lugar de proteção para os mais pequenos do bairro que, sem ela, seriam deixados sozinhos na rua pelas mães que vão trabalhar ou seriam confiados aos irmãos um pouco mais velhos deles.

presença de muitos jovens pela Paz, cque desde quando eram pequeninos, por anos comeram no centro e participaram nas suas muitas atividades, é um exemplo concreto de como a amizade com os mais pequenos possa dar resultados bons e duradouros: ouvir palavras de paz desde tenra idade é uma forma importante para combater a hostilidade e a indiferença para com os mais fracos.