Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

Riccardi Andrea: revista de imprensa

change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
29 Julho 2016

AS PALAVRAS DO PAPA FRANCISCO

Quando falo de guerra, não falo de guerra de religião. Todas as religiões querem a paz. A guerra, querem-na os outros.

Há guerra de interesses, há guerra por dinheiro, há guerra pelos recursos da natureza, há guerra pelo domínio dos povos: esta é a guerra.

 
versão para impressão

 Uma palavra que se repete muito é «insegurança». Mas a palavra verdadeira é «guerra». Desde há tempos que vimos dizendo: «o mundo está em guerra aos pedaços». Esta é guerra. Havia a de '14, com os seus métodos; depois a de '39 a '45, outra grande guerra no mundo; e agora é esta. Talvez não seja tão orgânica (organizada, sim; digo… orgânica), mas é guerra. 


Este santo sacerdote, que foi morto mesmo no momento em que oferecia a oração por toda a Igreja, é um; mas quantos cristãos, quantos inocentes, quantas crianças... Pensemos na Nigéria, por exemplo. «Mas aquela é África...» É guerra. Não tenhamos medo de dizer esta verdade: o mundo está em guerra, porque perdeu a paz.

Quando falo de guerra, falo de guerra a sério, não de guerra de religião. Há guerra de interesses, há guerra por dinheiro, há guerra pelos recursos da natureza, há guerra pelo domínio dos povos: esta é a guerra. Alguém poderia pensar: «Está a falar de guerra de religião». Não. Nós de todas as religiões queremos a paz. A guerra, querem-na os outros.