Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

Riccardi Andrea: revista de imprensa

change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
16 Setembro 2016

O breviario de padre Hamel entre as memórias dos mártires diz-nos que a fraternidade é o nosso caminho.

As palavras de Andrea Riccardi e a homilia do bispo de Rouen, Monsenhor Leburn na colaboração para a entrega do breviario de padre Jacques Hamel a São Bartolomeu na ilha.

 
versão para impressão

 Será guardado em Roma na Basílica de São Bartolomeu, a igreja de Roma dedicada aos “novos mártires”, o breviario do padre Jacques Gamei, o sacerdote morto na sua igreja perto de Rouen num ataque terrorista no passado dia 26 de julho. A relíquia foi entregue ontem no decorrer de uma missa comovente, presidida pelo Bispo de Rouen, monsenhor Lebrun e pelos familiares de padre Jacques.   

 

Saudação de Andrea Riccardi:

 

É com um misto de dor e de alegria que nos acolhemos o grande dom que a igreja de Rouen dá a esta Basílica de São Bartolomeu dedicadaos novos martires.Volta a do1r do atentado bárbaro que atingiu um octogenário sacerdote debole nos anos mas forte na fé e na dignidade, a dor por algo de terrível. Mas ao mesmo tempo a alegria de ter redescoberto abgrandeza e a riqueza da fé da igreja,da Igreja de Rouen e da Igreja de França, a dignidade da reacção sustentada pela paz e responsabilidade do seu bispo, a dignidade dolorida mas forte da família e é o encolher de todo o pais. Deixai.nos dizer ainda a nossa dor mas também as nossa grande admiração.
Padre Hamel é um exempop, a sua vida será lida e compreendida e, acrrdito inspirará muitos jovens , não apenas franceses mas para além da França. Não acrescento palavras se não uma gratidão a todos vós. Esta Igreja de São Bartolomeu que João Paulo ii quis dedicar aos novos martires hoje acolhe o Breviario de Padre Hamel e vê como estes homens e estas mulheres que foram atingidos na sua fragilidade hoje indicam ao mundo um caminho de paz e à Igreja um caminho de fidelidade ate ao fim. Obrigado.

 

A Homilia de Monsenhor. Dominique Lebrun, Bispo de Rouen.

“Mulher eis o teu filho”. Quem são os filhos de uma mãe? São irmãos e irmãs. Com esta palavra Jesus declara aquilo que cumpre sobre a cruz. A nova fraternidade. Não de um pai desconhecido, de um pai revelado de Jesus. Uma fraternidade nova que se constrói, que se recebe até esta terra, como filhos de Maria, que são os filhos da mesma mãe, irmãos e irmãs, que têm um irmão maior, o próprio Jesus. No mistério da cruz cumpre-se a adopção, da parte de cristo, desta humanidade que Deus, o seu Pai, lhe confiou no estado de pecador.

Não esqueceremos que o primeiro assassinato da história é o de dois irmãos, que desperdiçaram de tal forma o legame da fraternidade, que com cristo, com a sua morte, se reconstrói, Não é de pouco interesse recordar que, na história da humanidade, há a possibilidade jurídica de adoptar um irmão ou uma irmã. Alguns registos encontram-se na velha Grécia, mas também no Império Romano. Mas a história diz-nos que isto desaparece: desapareceu mesmo na época de Jesus. Existe, para me fazer entender, a adopção jurídica quando os pais adoptam um filho ou uma filha gerados por outra pessoa, mas existe também uma adopção espiritual, mas verdadeira, da parte de cristo. A fraternidade é o nosso caminho. Estamos orgulhosos, nós, franceses, de ter esta palavra em primeiro lugar nas nossas fábricas, nas nossas escolas, nas nossas cidades. E também, creio eu, nos nossos corações: a fraternidade. E eu estou feliz que o nosso embaixador esteja presente entre nós, porque o que nós carregamos, este desejo, esta graça que nos foi dada por Jesus na cruz não é apenas para nós, é para todos. Sem limites. Porque vem do amor de Deus que é infinito.

 
Talvez nos tenhamos tornado, ou tentemos tornar, irmãos, esquecendo o pai e mãe. Porque esta fraternidade que foi desperdiçada pela morte, o assassinato, não podemos vive-la sem a receber como uma graça
Hoje, entre nós, estão as duas irmãs de padre Jacquesnos nossos corações está também o irmão que não pode vir por motivos de saúde. Estão chocados, tocados por esta morte, mas eles trazem uma esperança. Vendo hoje nesta celebração, mas também em tantos sinais em todo o mundo após o ataque, que a nossa fraternidade humana ainda é ainda um pequeno sinal desta fraternidade divina que nos é dada. 
Sim, Padre Jacques, torna-se um sinal de fraternidade universal, um irmão universal.
Agradeço à Comunidade de Sant'Egidio, pois não é apenas a guardiã deste santuário, mas é-lo porque se colocou ao serviço da fraternidade universal entre os povos e nas nossas grandes cidades, onde o mundo vive, especialmente através dos emigrantes, os pobres. Obrigada por acolherem esta relíquia que vos damos com o coração.
Confesso que quando me pediram, algo dentro de mim disse, mas não é muito cedo? Depois de ouvir o Papa ontem, acho que este sentimento não estava de todo certo. Talvez este sentimento surgi-se no meu pequeno coração, porque queria preservar ainda para nós o nosso padre Jacques. Talvez o mesmo aconteça com vocês, a sua família. Eu sei, faz-vos sofrer este distânciar de vosso irmão, mas ele é nos dado como um sinal de fraternidade. E nós queremos seguir esse caminho. E posso dizer hoje, com nossos irmãos muçulmanos. Esta viagem já começada, há algum tempo, pelo nosso Beato Charles de Foucauld, o Santo Papa João Paulo II, que quis reunir em Assis em volta da figura de Francisco as religiões. Sim, queremos embarcar nesta viagem de fraternidade. Rezemos para que seja possível nos nossos corações. Não é fácil nem para mim, eu lhe garanto. Às vezes sou tomado pela raiva.
Terei a coragem de questionar os meus amigos muçulmanos sobre o que significa para eles este gesto? Vou levar a questão do Papa Francisco na manhã de ontem: seria tão bonito que todas as religiões dissessem que matar em nome de Deus é satânico. Ou seja, não corresponde ao coração humano, é apenas o sinal dos anjos rebeldes, mas eles não vencerão. No fundo não venceram padre Jacques. Estamos aqui, vivos, no caminho da fraternidade.
Os autores dessa violência estão de alguma forma, também eles condenado à fraternidade como caminho, ao diálogo como expressão de amor, condenados como o próprio Jesus foi condenado, mas ninguém pode colocar no seu coração ódio, mentiras, orgulho, ninguem.
Oremos ao Senhor, também por intercessão do Padre Jacques, para que esta fraternidade seja concreta, nas nossas famílias. Não é difícil ver irmãos e irmãs que já não se falam, já não se entendem. No entanto, permanece, dentro do coração, a determinação de se tornar irmãos

 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
25 Novembro 2016
PARIS, FRANÇA

Paz na Síria, Iraque, República Centro-Africana: conversa entre Andrea Riccardi e o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Jean-Marc Ayrault

IT | ES | DE | FR | PT
23 Novembro 2016
GOMA, REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Floribert, jovem mártir da corrupção: aberta oficialmente a causa de beatificação pelo bispo de Goma

IT | ES | DE | FR | PT | HU
2 Novembro 2016
ROMA, ITÁLIA

Assinado o Acordo de amizade entre Sant'Egidio e Rissho Kosei-kai: diálogo e paixão para os desafios do nosso tempo

IT | ES | DE | FR | PT | RU
12 Outubro 2016

As palavras de uma testemunha de 1986: o Cardeal Stanislao Dziwisz, junta-se à oração pela paz no espírito de Assis

IT | ES | DE | PT
12 Outubro 2016
COTONOU, BENIN

Sede de Paz em Benin: encontro de dialogo interreligioso em Cotonou no espírito de Assis

IT | ES | DE | FR | PT | HU
20 Setembro 2016
ASSIS, ITÁLIA

As palavras do Papa Francisco na cerimónia de encerramento em Assis, o texto integra

IT | EN | ES | DE | FR | PT | CA | ID
todas as notícias
• IMPRIMIR
28 Novembro 2016
FarodiRoma

La preghiera per la pace da Wojtyla a Bergoglio in un libro di Paolo Fucili

25 Novembro 2016
Affari Italiani

Martire - Vita e morte di padre Jacques Hamel

23 Novembro 2016
Notizie Italia News

Fatti: Un giovane della periferia africana ci insegna a non essere schiavi del denaro

12 Novembro 2016
Avvenire

Impagliazzo: Oltre Bataclan

4 Novembro 2016
Sette: Magazine del Corriere della Sera

Andrea Riccardi: Quant'è ancora vitale la visione meticcia del poeta senegalese Senghor

3 Novembro 2016
Zenit

Sant’Egidio: accordo di amicizia con la Rissho Kosei-kai

todos os press releases
• PENA DE MORTE NO
7 Outubro 2015
UNITED STATES

The World Coalition Against the Death Penalty - XIII world day against the death penalty

5 Outubro 2015
EFE

Fallece un preso japonés tras pasar 43 años en el corredor de la muerte

24 Setembro 2015

Pope Francis calls on Congress to end the death penalty. "Every life is sacred", he said

12 Março 2015
Associated Press

Death penalty: a look at how some US states handle execution drug shortage

12 Março 2015
AFP

Arabie: trois hommes dont un Saoudien exécutés pour trafic de drogue

9 Março 2015
Reuters

Australia to restate opposition to death penalty as executions loom in Indonesia

9 Março 2015
AFP

Le Pakistan repousse de facto l'exécution du meurtrier d'un critique de la loi sur le blasphème

9 Março 2015
AFP

Peine de mort en Indonésie: la justice va étudier un appel des deux trafiquants australiens

28 Fevereiro 2015
UNITED STATES

13 Ways Of Looking At The Death Penalty

15 Fevereiro 2015

Archbishop Chaput applauds Penn. governor for halt to death penalty

11 Dezembro 2014
MADAGÁSCAR

C’est désormais officiel: Madagascar vient d’abolir la peine de mort!

3 Dezembro 2014

5th Circuit Court of Appeals stops execution of Scott Panetti!

ir para nenhuma pena de morte
• DOCUMENTOS

La homilía de mons. Matteo Zuppi

todos os documentos
• LIVROS

Martyr. Vie et mort du père Jacques Hamel





Editions du Cerf

Martiri d'Albania (1945-1990)





La Scuola
todos os livros

FOTOS

181 visitas

188 visitas

183 visitas

192 visitas

222 visitas
todos os meios de comunicação relacionados

Per Natale, regala il Natale! Aiutaci a preparare un vero pranzo in famiglia per i nostri amici più poveri