Sede de Paz em Benin: encontro de dialogo interreligioso em Cotonou no espírito de Assis

O Espírito de Assis sopra também em Benin: sábado, 8 de Outubro no instituto Pontifício João Paulo II de Cotonou os representantes de diferentes religiões, juntamente com representantes da cultura e da sociedade civil de Benin reuniram-se para um dia de diálogo sobre a paz.

O encontro foi dividido em duas conferências: " As Religiões perante a sede de paz" e "Imigração, integração e paz", dois temas que suscitaram grande interesse. Durante a primeira conferência o presidente do Colégio dos Imams de Benin, El Hadj Ibrahim Aboubakar enfatizou a responsabilidade dos líderes religiosos, que devem assumir as imagens dos profetas, que foram pacificadores e mensageiros de paz.

O segundo painel sobre a imigração, a partir do modelo dos corredores humanitários, abordou a questão da integração e da necessidade de construir pontes e não muros para consolidar a paz; a intervenção significativa do senegalês Lamine Cissé, escritor e presidente dos "ressortissant" (cidadãos no estrangeiro) da África Ocidental, recordou o trabalho da Comunidade de Sant'Egidio para a resolução de conflitos, particularmente na região de Casamança .

 O encontro concluiu com a leitura e assinatura do Apelo de Paz de Assis 2016.