O desafio de comunicar o Evangelho numa sociedade em mudança: Andrea Riccardi visita as Comunidades de Moçambique

Representantes de todo o país reunidos num congresso em Maputo, em preparação para o 50º aniversário da Comunidade de Sant'Egidio.

Nestes dias alguns representantes das Comunidades de Sant'Egidio de Moçambique reuniram-se em Maputo com Andrea Riccardi para um debate intitulado "Juventude de uma história, herança para um futuro de paz".

O encontro foi uma oportunidade para interrogar-se sobre as mudanças da sociedade moçambicana e preparar-se para o 50º aniversário da Comunidade.

Muitos foram os temas abordados: assumir o legado de Floribert Bwana Chui jovem de Sant'Egidio que foi morto em 2007, em Goma no Congo,  por não ter cedido às tentativas de corrupção; o desafio de ser uma Comunidade em saída; a comunicação do Evangelho às gerações mais jovens, o compromisso para com as crianças de rua cujo número aumentou em relação aos anos passados; a proliferação das seitas.

Particularmente alegre e muito partecipada foi a oração de inauguração da igreja dedicada a São João Paulo II,  que a diocese confiou à Comunidade. Sitada no centro da cidade de Maputo,  depois de muitos anos de encerramento e obras de restauração, abriu novamente as suas portas para receber um povo em festa e a oração da noite.