Os amigos de Sant'Egidio abrem um centro para os sem-abrigo de Moscovo

Da ajuda para as roupas à busca de emprego, um novo ponto de referência para os pobres na capital russa

Gli amici di Sant'Egidio aprono un centro per i senza dimora di MoscaEm Moscovo, no início deste mês de Novembro, com as temperaturas que já caíram para o zero e com a primeira queda de neve, os amigos da Comunidade de Sant'Egidio inauguraram a "Casa dos amigos na rua", um centro diurno multifuncional para as pessoas sem-abrigo da capital russa.

A "Casa dos amigos na rua" é a realização do sonho de ter um lugar na cidade onde as pessoas sem-abrigo podem encontrar hospitalidade e desfrutar de serviços importantes.

No centro, de facto, é possível lavar e secar roupas, conversar e receber assistência para encontrar um emprego, ter acesso à internet e a um telefone para contatar os próprios familiares, tirar cópias de documentos e enviar faxes, desfrutar de um serviço de biblioteca para ler livros e receber correio ordinário, muito importante para aqueles que vivem na rua, porque permite àqueles que não têm casa de dar um endereço aos seus parentes e amigos.

Gli amici di Sant'Egidio aprono un centro per i senza dimora di Mosca

A "Casa dos Amigos na rua" está aberta três dias por semana, e também oferece um serviço de apoio semanal nos escritórios públicos aos sem-abrigo que o pedem. O projecto foi possível graças ao financiamento do Fundo Presidencial de Apoio à Sociedade Civil.

Comoventes foram os comentários de vários amigos sem-abrigo que participaram da cerimônia de inauguração e que receberam os primeiros cartões do centro. O cuidado, a beleza do lugar e o clima de amizade que reina na "Casa dos Amigos na estrada" tornam este local um lugar único em Moscovo, que os amigos da Comunidade de Sant'Egidio esperam possa contribuir a espalhar uma nova sensibilidade para as pessoas que vivem na rua.

Gli amici di Sant'Egidio aprono un centro per i senza dimora di MoscaGli amici di Sant'Egidio aprono un centro per i senza dimora di Mosca

Gli amici di Sant'Egidio aprono un centro per i senza dimora di MoscaGli amici di Sant'Egidio aprono un centro per i senza dimora di Mosca