Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

Riccardi Andrea: revista de imprensa

change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
24 Outubro 2013

PALAVRAS DO PAPA FRANCISCO

Quando um cristão se torna discípulo da ideologia, deixa de ser discípulo de Jesus. Porque um cristão pode se tornar assim? Simplesmente uma coisa: não reza. E se não houver oração, tu sempre fechas a porta

 
versão para impressão

 A fé passa, por assim dizer, por um alambique e se torna ideologia. E a ideologia não convoca. Nas ideologias, Jesus não existe, não existe sua ternura, seu amor e sua mansidão. As ideologias são rígidas, sempre. E Quando um cristão se torna discípulo da ideologia, perdeu a fé: deixou de ser  discípulo de Jesus, é discípulo desta forma de pensamento... E por isso Jesus diz: ‘vos apoderastes da chave da ciência’. O conhecimento Dele se transformou num conhecimento ideológico e também moralista, porque eles fechavam a porta com muitas prescrições" .


Jesus, prosseguiu o Papa , disse-nos isso: "Vós carregais sobre os ombros do povo muitas coisas; somente uma é necessária". Este, então, é o processo "espiritual, mental" de quem quer a chave no bolso e a porta fechada:
"A fé se torna ideologia e a ideologia assusta! A ideologia espanta as pessoas e afasta a Igreja do povo. Mas é uma doença grave a dos cristãos ideológicos. É uma doença, mas não é nova, não é? Já o apóstolo João a tinha mencionado na sua primeira carta. Os cristãos que perdem a fé e preferem as ideologias. A sua atitude é: tornar-se rígidos, moralistas, especializados em ética, mas sem bondade. A questão pode ser esta, certo? Mas porque um cristão pode se tornar assim? O que acontece no coração daquele cristão, daquele sacerdote, daquele bispo, ou daquele Papa, que se torna assim? Simplesmnete uma coisa: aquele cristão não reza. E se não houver oração, tu sempre fechas a porta".
 


(Homilia na Santa Marta 17 de Outubro de 2013)