change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
17 Março 2014 | SHKODËR, ALBÂNIA

"Viver a velhice em família"

Uma Conferência organizada pela Comunidade de Sant’Egidio em Shkodra com o Ministério dos Assuntos Sociais da Albânia.

 
versão para impressão

 A 12 de Março , teve lugar em Shkodra a conferência "Viver a velhice em família", organizada pela Comunidade de Sant’Egidio de Shkodra, em colaboração com o Ministério dos Assuntos Sociais da Albânia. No dia de estudo e investigação sobre a condição do idoso no país participaram mais de uma centena de pessoas, incluindo jovens, assistentes sociais, líderes religiosos e da sociedade civil.

"Deve-se – lembrou Sant'Egidio – permanecer em casa na velhice, e não nos internados onde a solidão e as difíceis condições de vida tornam pesado e triste os dias de muitas pessoas". A Comunidade convidou a formular políticas sociais para os idosos baseadas no atendimento domiciliar  e indicou a amizade entre idosos e jovens, como mencionado várias vezes pelo Papa Francisco, "uma maneira de construir uma cidade mais humana e inclusiva". Bardhok, um dos 69 idosos que vivem no internado da cidade, agradeceu os jovens da Comunidade de Sant’Egidio "para a amizade fiel ao longo dos anos, que devolveu uma família a quem tinha ficado sozinho". Angelo Massafra, bispo da Arquidiocese de Shkoder-Pult, destacou a gratuidade dessa aliança em prol da vida. 

Como alternativa à institucionalização dos idosos, a Comunidade de Sant’Egidio apresentou as experiências de atendimento domiciliar, realizado em colaboração com as autoridades locais, e das casas-família de Roma, Milão e outras cidades europeias. O Ministério dos Assuntos Sociais, reconhecendo o valor dessas propostas, prometeu  “colocar os idosos – hoje na Albânia o 8-9 % da população – no centro das políticas sociais para o ano 2014, que é o Ano da Família”.