Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

change language
você está em: home - oraÇÃo - a oração cada dia newsletterlink

Support the Community

  

A oração cada dia


 
versão para impressão

Ícone do Rosto do Senhor
Igreja de Santo Egídio
Roma

A Igreja do Ocidente e a Igreja do Oriente recordam o nascimento de João Baptista, "o maior entre os que nasceram de mulher", que preparou a estrada ao Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,57-66.80

Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar-se João.» Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.» Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.»
E todos se admiraram.

Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus.

O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos.

Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A Igreja festeja hoje o nascimento de João Batista. É uma festa muito antiga. Juntamente com Maria, João Baptista é o único santo de quem se recorda também o dia do nascimento. E isto porque a vida deles é inexplicável sem a referência a Jesus: nasceram para Jesus. Maria, para ser a mãe e João Baptista, para Lhe preparar o caminho. Na iconóstase bizantina os dois são representados ao lado de Cristo, inclinados diante d’Ele. Uma de um lado e o outro, do outro lado, com um gesto da mão a convidar os fiéis a dirigirem o próprio olhar para o Salvador. João nasceu para indicar aos homens o caminho para Jesus. Também é venerado no Islão: as suas relíquias encontram-se guardadas na actual mesquita dos Umayyad em Damasco, a antiga catedral. O evangelista Lucas narra o seu nascimento paralelamente ao de Jesus. Também sobre ele se poisou o olhar do Senhor. O anjo aparece a Zacarias, enquanto cumpria o seu serviço no Templo e anuncia-lhe o nascimento de um filho. Um anúncio que parece a Zacarias absolutamente inverosímil, uma vez que a mulher, Isabel, já está idosa e, portanto, estéril. Mas o anjo insiste e sugere a Zacarias também o nome que deve dar à criança: “Dar-lhe-ás o nome de João” (nome que significa “Deus é benevolente”). E é o que acontece. No momento do nascimento, Zacarias reencontrou a palavra e deu à criança o nome de João. O nascimento desta criança – cantado de modo admirável no afamado hino recitado por Zacarias e que a Igreja repete todos os dias, o Benedictus – inaugura uma nova vida para os dois pais idosos, no momento em que qualquer esperança parecia já ter desaparecido devido à esterilidade de Isabel. No entanto, aquele filho é, antes de mais, fruto da palavra do anjo e o seu nome é completamente novo: vem ao mundo para indicar Jesus aos homens do seu tempo. O seu exemplo, o seu testemunho, ajudam-nos também a nós e aos cristãos de todos os tempos: somos todos – como João Baptista - fruto do amor de Deus, nenhum de nós nasceu por acaso. E nascemos para sermos discípulos de Jesus e para prepararmos os corações dos homens para O acolherem como o Salvador do mundo.


24/06/2015
Oração com os santos


Calendário da semana
JUN
25
Domingo, 25 de Junho
Liturgia dominical
JUN
26
Segunda-feira, 26 de Junho
Oração pelos pobres
JUN
27
Terça-feira, 27 de Junho
Oração com Maria, Mãe do Senhor
JUN
28
Quarta-feira, 28 de Junho
Oração com os santos
JUN
29
Quinta-feira, 29 de Junho
Oração dos Apóstolos
JUN
30
Sexta-feira, 30 de Junho
Oração da Santa Cruz
JUL
1
Sábado, 1 de Julho
Oração da vigília
JUL
2
Domingo, 2 de Julho
Liturgia dominical