Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

change language
você está em: home - oraÇÃo - a oração cada dia newsletterlink

Support the Community

  

A oração cada dia


 
versão para impressão

Ícone do Rosto do Senhor
Igreja de Santo Egídio
Roma


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 18,9-28

Certa noite, o Senhor disse a Paulo, numa visão: «Nada temas, continua a falar e não te cales, porque Eu estou contigo e ninguém porá as mãos em ti para te fazer mal, pois tenho um povo numeroso nesta cidade.» Então, ele ficou lá durante um ano e seis meses, a ensinar-lhes a palavra de Deus. Sendo Galião procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus, de comum acordo, contra Paulo e levaram-no ao tribunal. «Este homem - disseram eles - induz as pessoas a prestar culto a Deus de uma forma contrária à Lei.» Paulo ia abrir a boca, quando Galião disse aos judeus: «Se se tratasse de uma injustiça ou grave delito, escutaria as vossas queixas, ó judeus, como é meu dever. Mas como se trata de um conflito doutrinal sobre palavras e nomes e acerca de vossa própria Lei, o assunto é convosco. Recuso-me a ser juiz em semelhante questão.» E mandou-os sair do tribunal. Então todos se apoderaram de Sóstenes, o chefe da sinagoga, e puseram-se a bater-lhe diante do tribunal. E Galião não se importou nada com isso. Depois de se ter demorado ainda algum tempo em Corinto, Paulo despediu-se dos irmãos e embarcou para a Síria, com Priscila e Áquila, rapando a cabeça em Cêncreas, por causa de um voto que tinha feito. Chegaram a Éfeso, onde os deixou, e foi à sinagoga falar com os judeus. Estes pediram que prolongasse a sua estadia, mas não acedeu. Porém, despedindo-se, disse-lhes: «Voltarei novamente ter convosco, se Deus quiser.»
E partiu de Éfeso.

Desembar-cou em Cesareia, subiu para saudar a igreja e desceu a Antioquia.

Depois de aí ter passado algum tempo, voltou a partir e percorreu sucessivamente a Galácia e a Frígia, fortalecendo todos os discípulos. Entretanto, chegara a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e muito versado nas Escrituras. Fora instruído na «Via» do Senhor e, com o espírito cheio de fervor, pregava e ensinava com precisão o que dizia respeito a Jesus, embora só conhecesse o baptismo de João. Começou a falar desassombradamente na sinagoga. Priscila e Áquila, que o tinham ouvido, tomaram-no consigo e expuseram-lhe, com mais precisão, a «Via» do Senhor. Como ele queria partir para a Acaia, os irmãos encorajaram-no e escreveram aos discípulos, para que o recebessem amigavelmente. Quando lá chegou, pela graça de Deus, prestou grande auxílio aos fiéis; pois refutava energicamente os judeus, em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Messias.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

A pregação de Paulo, juntamente a muitas conversões, continua a suscitar também oposição. E, na própria comunidade cristã ocorriam algumas brigas e disputas com o risco, também, de criar divisões. Provavelmente o apóstolo passa por alguns momentos de desconsolo. Na verdade, basta-nos muito menos para nos desencorajarmos, para recuarmos e para voltarmos a ocupar-nos dos nossos afazeres. Paulo, num colóquio nocturno com o Senhor, que muito se assemelha aos que Jesus tinha à noite com o Pai do Céu, ouve a seguinte exortação: “Não tenhas medo, continua a falar, não te cales. Eu estou contigo”. E – acrescenta Lucas – Paulo ficou mais um ano e meio em Corinto pregando o Evangelho. O apóstolo compreendeu ainda mais profundamente que só o Senhor era a rocha sobre a qual construir a própria vida e a própria acção pastoral. Na oração tinha reencontrado a inspiração da sua própria missão apostólica. E continuou, portanto, a anunciar o Evangelho na região vizinha encorajando as várias comunidades fundadas por ele, encontrando também protecção por parte das autoridades civis, como o procônsul Galião na Acaia. Mas o apóstolo não está sozinho nesta missão. Áquila e Priscila acompanham-no e são eles que em Éfeso ajudam um certo Apolo, de que Paulo fala na primeira carta aos Coríntios, para o inserir numa comunhão que harmonize os vários carismas que o Senhor suscita na comunidade dos crentes.


24/10/2017
Oração com Maria, Mãe do Senhor


Calendário da semana
NOV
12
Domingo, 12 de Novembro
Liturgia dominical
NOV
13
Segunda-feira, 13 de Novembro
Oração pelos pobres
NOV
14
Terça-feira, 14 de Novembro
Oração com Maria, Mãe do Senhor
NOV
15
Quarta-feira, 15 de Novembro
Oração com os santos
NOV
16
Quinta-feira, 16 de Novembro
Oração pela Igreja
NOV
17
Sexta-feira, 17 de Novembro
Oração da Santa Cruz
NOV
18
Sábado, 18 de Novembro
Oração da vigília
NOV
19
Domingo, 19 de Novembro
Liturgia dominical