ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Festa de Santo Egídio, monge do Oriente vindo para o Ocidente. Viveu em França e tornou-se pai de muitos monges. A Comunidade de Santo Egídio tomou o nome da igreja a ele dedicada em Roma. Recorda-se o início da segunda guerra mundial: oração pelo fim de todas as guerras. A Igreja ortodoxa inicia o ano litúrgico. Jornada mundial de oração pelo cuidado da Criação. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 1 de Setembro

Festa de Santo Egídio, monge do Oriente vindo para o Ocidente. Viveu em França e tornou-se pai de muitos monges. A Comunidade de Santo Egídio tomou o nome da igreja a ele dedicada em Roma. Recorda-se o início da segunda guerra mundial: oração pelo fim de todas as guerras. A Igreja ortodoxa inicia o ano litúrgico. Jornada mundial de oração pelo cuidado da Criação.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

I Coríntios 3,18-23

Ninguém se engane a si mesmo: se algum de entre vós se julga sábio à maneira deste mundo, torne-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Com efeito, está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E ainda: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe que são fúteis. Portanto, ninguém se glorie nos homens, pois tudo é vosso: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro. Tudo é vosso. Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

"Tudo é vosso!" repete por duas vezes o Apóstolo em apenas dois versículos. É uma verdade que pode parecer exagerada, ou de qualquer modo, abstracta aos olhos de quem se esforça para poder obter um pouco de glória perante os homens, tentando merecê-la com as próprias capacidades ou com as próprias astúcias. É um esforço inútil construir para si mesmo, uma vez que o que mais podemos desejar já está em nossas mãos, pois recebemos, desde agora, tudo de Deus. E a verdadeira sabedoria consiste em reconhecer esta grande dádiva que recebemos: "tudo vos pertence: Paulo, Apolo, Pedro, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro: tudo é vosso". É verdade, tudo é nosso. Deveras, foi-nos oferecido - e gratuitamente – todo o tesouro da salvação. Não é fruto dos nossos esforços ou das nossas conquistas pelas quais nos podemos vangloriar. Estejamos atentos para não nos iludirmos. É uma tentação que muitas vezes surge na cabeça e no coração dos crentes. Tudo recebemos de Deus: o Evangelho do amor, os irmãos e as irmãs da Igreja e, juntos, também o futuro, nosso e do mundo. A verdadeira sabedoria consiste em acolher este mistério de Deus para todo o mundo de que, por graça, nos tornámos partícipes. É um mistério que deve ser acolhido, que deve ser guardado e que deve ser anunciado em toda a parte do mundo, sem nunca nos cansarmos. Poder ser fácil para os discípulos esquecerem-se que são servos e não senhores e, provavelmente, não sentirem a urgência de anunciarem esse mistério até aos confins da Terra. É indispensável acolher a visão do projecto de Deus de quem somos servidores, afastando toda e qualquer tentação de nos fecharmos por preguiça. O apóstolo, de maneira sintética, escreve: "Vós sois de Cristo e Cristo é de Deus". É uma afirmação que mina qualquer isolamento: hoje, a Igreja é chamada a olhar para a meta final, o próprio Deus, e seguir Jesus para que o mundo inteiro, a história dos homens seja direccionada para o Pai que está no Céu. O Senhor Jesus, o Unigénito, está diante de nós para que todos possamos acolher o projecto de salvação para todo o mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO