ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

A Igreja arménia recorda hoje o Metz Yeghern, o “Grande Mal”. É a recordação do massacre sofrido durante a primeira guerra mundial, onde foram mortos mais de um milhão de arménios. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 24 de Abril

A Igreja arménia recorda hoje o Metz Yeghern, o “Grande Mal”. É a recordação do massacre sofrido durante a primeira guerra mundial, onde foram mortos mais de um milhão de arménios.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São João 3,1-8

Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos, um chefe dos judeus. Veio ter com Jesus de noite e disse-lhe: «Rabi, nós sabemos que Tu vieste da parte de Deus, como Mestre, porque ninguém pode realizar os sinais portentosos que Tu fazes, se Deus não estiver com ele.» Em resposta, Jesus declarou-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer do Alto não pode ver o Reino de Deus.» Perguntou-lhe Nicodemos: «Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura poderá entrar no ventre de sua mãe outra vez, e nascer?» Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. Aquilo que nasce da carne é carne, e aquilo que nasce do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te ter dito: ‘Vós tendes de nascer do Alto.’ O vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Neste tempo litúrgico da Páscoa, a liturgia abre-nos o capítulo terceiro do Evangelho de João e apresenta-nos Nicodemos, membro influente do Sinédrio, homem piedoso e sem preconceitos. Vimo-lo durante a Paixão honrar Jesus com uma digna sepultura. O evangelista João apresentou-nos no primeiro encontro que ele teve com o jovem Mestre de Nazaré. Tinha amadurecido no seu coração uma grande estima por Jesus, mas tinha receio de manifestá-la publicamente. Preferiu, portanto, encontrá-l’O de noite. A página evangélica não refere o que ele Lhe queria perguntar. Tinha, de qualquer modo, um respeito religioso pelo jovem “Mestre vindo da parte de Deus”. Com efeito, está maravilhado pelas obras que Jesus realiza. E manifesta-Lhe logo a admiração pelas obras que Jesus realiza. Mas Jesus parece interrompê-lo e, sem aguardar a pergunta, antecipa Nicodemos dizendo-lhe que a condição indispensável para a salvação é a de nascer “de novo”. Nicodemos, talvez um pouco arreliado, responde: “Como é que um homem pode nascer de novo, se já é velho?”. Jesus não enumera as acções a realizar nem descreve uma série de preceitos a cumprir; sustenta, no entanto, a necessidade de uma profunda mudança de vida. Renascer não significa fazer alguma coisa a mais ou pensar algo mais. Renascer significa acolher no próprio coração o Espírito de Deus, que recria a vida. O Seu sopro espiritual transforma os corações até os renovar, até os tornar capazes de amar e de ousar como dantes nunca imaginado. Escreve o profeta Ezequiel: “Dar-lhes-ei um coração íntegro, e colocarei no íntimo deles um espírito novo. Tirar-lhes-ei do peito o coração de pedra e dar-lhes-ei um coração de carne; tudo isso para que sigam os meus estatutos e ponham em prática as minhas normas: então eles serão o meu povo, e Eu serei o seu Deus”. (Ez 11, 19-20). Naquela noite, as palavras do profeta tornaram-se carne naquele fariseu idoso e deram-lhe uma energia de vida nova: tornou-se discípulo de Jesus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO