ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 26 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 3,16-21

Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus. E a condenação está nisto: a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más. De facto, quem pratica o mal odeia a Luz e não se aproxima da Luz para que as suas acções não sejam desmascaradas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que os seus actos são feitos segundo Deus.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

“Deus amou de tal forma o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que n’Ele acredita não morra, mas tenha a vida eterna”. Nesta frase o evangelista João oferece-nos uma síntese do seu Evangelho. Deus nunca esteve assim tão perto dos homens como quando Se fez igual a nós. A prova da Sua amizade por nós e da grande consideração pelo nosso destino é, certamente, maior da que nós mesmos demonstramos por nós e pelo próximo! Há uma forma de falso amor-próprio que na verdade é só auto-conservação e egoísmo, isto é, precisamente o oposto do modo de ser do Filho que considerou a própria vida como um valor só se fosse vivida em prol dos outros e não conservada para si mesmo. É esta a vida eterna que Jesus fala a Nicodemos, é este o amor, desmedido e gratuito, que através da Sua crucificação e ressurreição é dado aos homens e que derrama uma nova luz sobre a Terra. À luz da paixão de Jesus pelos homens – uma paixão vivida até ao fim - revelam-se os lados obscuros, as insensibilidades de coração e manifesta-se o julgamento limitado que muitas vezes empobrece a nossa existência, tornando-nos incapazes de transmitir os bons frutos do amor e da misericórdia. Na verdade, o Filho não veio condenar o mundo, não é da humilhação do mundo que Jesus tira a Sua satisfação, pelo contrário, quando o mundo se deixa iluminar pela luz do Evangelho revela as belezas e as misérias da vida do homem. Tornando-nos mais cientes da necessidade que temos de salvação e não cegos pelas trevas do egoísmo, procuramos n’Ele o caminho da verdadeira vida, seguimo-l’O no caminho que do Gólgota O levou ao esplendor da ressurreição. É este, de facto, o significado de “praticar a verdade”: trata-se de viver concretamente aquele amor sem confins que Deus semeou no coração de todos os homens. O Senhor Jesus veio para nos acolher no Seu próprio dinamismo de amor. É por isso que podemos dizer que somos “filhos da ressurreição”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO