ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 29 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São João 16,29-33

Disseram-lhe os seus discípulos: «Agora, sim, falas claramente e não usas nenhuma comparação. Agora vemos que sabes tudo e não precisas de que ninguém te faça perguntas. Por isso, cremos que saíste de Deus!» Disse-lhes Jesus: «Agora credes? Eis que vem a hora - e já chegou - em que sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só, se bem que Eu não esteja só, porque o Pai está comigo. Anunciei-vos estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Os discípulos têm a presunção de terem percebido tudo. Uma vez que Jesus lhes abriu o coração revelando a beleza da vida com o Pai que lhes é também oferecida, acham que já a possuem. É a superficialidade de quem pensa que a fé é uma simples questão de fórmulas compreensíveis intelectualmente. Mas Jesus não perde a paciência, como a teríamos perdido nós. Ele, que é um Mestre bom e paciente, continua a falar-lhes para que cresçam no conhecimento e no amor. Não os deixa à mercê do próprio orgulho e não quer que fiquem escravos pensando presunçosamente que já alcançaram a meta. Antes pelo contrário, coloca-os perante a própria fraqueza, a fragilidade da vida que daí a pouco os fará temer por eles mesmos e fugir diante da ameaça de ficarem envolvidos na Paixão do próprio Mestre. Também este é um sinal da Sua terna misericórdia. Chama-os de novo à realidade porque só reconhecendo a própria necessidade e os próprios grandes limites é que poderão aceitar a ajuda que Ele continua a oferecer-lhes. Avisa-os que se dispersarão precisamente porque não se entregam ao Mestre e ao Seu ensinamento. E Jesus ficará sozinho. É a triste história da Paixão até à Cruz. Até os mais íntimos O abandonaram. Só o Pai é que estava ao lado d’Ele. Jesus está ciente disso e, durante a Paixão, será precisamente o Pai o Seu único refúgio. Este laço indissolúvel com o Pai é a verdadeira paz para Jesus. E Ele quer transmiti-la também aos discípulos. A verdadeira paz não nasce do facto de pensarmos que não temos nenhum problema nem limites, mas da consciência de que o Senhor está pronto para nos socorrer em qualquer momento. E podemos confiar no Seu poder bom que derrotou a morte. Ela já não é a última palavra sobre a vida, mas é a tribulação através da qual devemos passar para encontrar a ressurreição para a vida nova.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO