ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 19 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 10,9-23

No dia seguinte, enquanto eles iam a caminho e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para a oração do meio-dia. Então, sentiu fome e quis comer alguma coisa. Enquanto lhe preparavam de comer, foi arrebatado em êxtase. Viu o Céu aberto e um objecto, como uma grande toalha atada pelas quatro pontas, a descer para a terra. Estava cheia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e de todas as aves do céu. E uma voz dizia-lhe: «Vamos, Pedro, mata e come.» Mas Pedro retorquiu: «De modo algum, Senhor! Nunca comi nada de profano nem de impuro.» E a voz falou-lhe novamente, pela segunda vez: «O que foi purificado por Deus não o consideres tu impuro.» Isto repetiu-se por três vezes e, imediatamente, o objecto foi levado para o Céu. Atónito, Pedro perguntava a si próprio o que poderia significar a visão que acabara de ter, quando os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, se apresentaram à porta. Chamaram e indagaram se era ali que se encontrava hospedado Simão, cujo sobrenome era Pedro. E, como Pedro estava ainda a reflectir sobre a visão, o Espírito disse-lhe: «Estão aí três homens a procurar-te. Ergue-te, desce e parte com eles sem qualquer hesitação, porque fui Eu que os mandei cá.» Pedro desceu, foi ter com os homens e disse: «Sou eu quem procurais. Qual o motivo da vossa vinda?» Responderam: «O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus, do qual todo o povo judeu dá bom testemunho, foi avisado por um anjo para te mandar chamar a sua casa e para ouvir as palavras que tens a dizer-lhe.» Então Pedro mandou-os entrar e deu-lhes hospedagem.
No dia seguinte, levantando-se, partiu com eles, e alguns irmãos de Jope acompanharam-no.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

No dia seguinte, Pedro enquanto estava em oração, tem uma visão. A oração imerge sempre numa visão, é sempre um êxtase, isto é, um sair de si mesmo para nos deixar envolver pelo pensamento de Deus, pela Sua Palavra, pelo Seu ensinamento, pela Sua misericórdia. A visão que se apresenta diante dos olhos do apóstolo é muito concreta: refere-se a alimentos puros e impuros. O apóstolo, como hebreu piedoso, resiste diante do Senhor que o exorta a comer os alimentos impuros. Não é a resistência do passado, a do orgulho e do receio que o levou até à traição. Podemos dizer que é a resistência do observante que tem dificuldades em colher a profundidade do coração de Deus e que se deixa levar pelas próprias tradições, também religiosas. Pedro está fechado no próprio horizonte e quer defendê-lo. O Senhor intervém mais uma vez. É um momento decisivo para a vida da Igreja: é, provavelmente, a viragem mais importante da sua história. Pedro, o primeiro dos apóstolos representa, neste momento, toda a Igreja, toda a comunidade cristã. O autor dos Actos anota a inquietação do apóstolo perante a visão e descreve-o enquanto reflecte sobre a mesma, como que a sugerir a necessidade da meditação sobre os ensinamentos que recebemos; e é o próprio Espírito de Deus a iluminar o apóstolo e a induzi-lo a receber os enviados do centurião e a segui-los. O caminho de Pedro de Jope a Cesareia é o símbolo do caminho de toda a comunidade cristã que é levada pelo Senhor a sair de si mesma para se tornar missionária a favor daqueles que ainda não receberam a dádiva do Evangelho. Diante de nós abrem-se as imensas periferias do mundo que, como a casa de Cornélio, aguarda a pregação do Evangelho. O Senhor já está naquele lugar. Aguarda apenas a nossa chegada. Não nos podemos atrasar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO