ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 20 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 10,24-33

Chegou a Cesareia, um dia depois. Cornélio estava à espera deles com os seus parentes e amigos íntimos, que tinha reunido.

Na altura em que Pedro entrava, Cornélio foi ao seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se.

Mas Pedro levantou-o, dizendo: «Levanta-te, que eu também sou apenas um homem.»

E, a conversar com ele, foi para dentro, encontrando muitas pessoas reunidas.

Pedro disse-lhes: «Vós sabeis que não é permitido a um judeu ter contacto com um estrangeiro, ou entrar em sua casa. Mas Deus mostrou-me que não se deve chamar profano ou impuro a homem algum.

Por isso, não opus qualquer dificuldade ao vosso convite. Peço-vos apenas que me digais o motivo por que me mandastes chamar.»

Cornélio respondeu: «Faz hoje três dias, a esta mesma hora, estava eu em minha casa a fazer a oração das três horas da tarde, quando surgiu de repente um homem com uns trajes resplandecentes, diante de mim, e me disse: ‘Cornélio, a tua oração foi atendida e as tuas esmolas foram recordadas diante de Deus. Envia, pois, emissários a Jope e manda chamar Simão, cujo sobrenome é Pedro. Está hospedado em casa de Simão, curtidor, junto ao mar.’ Mandei-te imediatamente chamar e agradeço-te teres vindo. E, agora, estamos todos na tua presença para ouvirmos o que Deus te ordenou.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

É uma cena extraordinária e emblemática para a Igreja de todos os tempos. Pedro, chegado a Cesareia, encontra-se com o centurião romano. Na verdade, tem diante de si todo o mundo pagão, também nós. Podemos dizer que começava a realizar-se a oração de Jesus no Cenáculo quando pediu ao Pai para proteger os Seus e todos os que haveriam de acreditar através da palavra deles. Pois bem, aquele momento chegara. Pedro é enviado para proclamar ao mundo a Palavra do Evangelho. Na ânsia de salvação de Cornélio, encontra-se a de todos os povos da Terra. Pedro, conduzido pelo Espírito, e decerto não pelas suas tradições ou pelos seus costumes, ultrapassou a barreira que dividia os homens em puros e impuros com base na pertença a um povo, uma cultura, uma raça. E quando o centurião se ajoelhou diante dele, o apóstolo bloqueia-o logo, pois sabe bem que também ele é um pobre homem salvado pelo Senhor. Na verdade, desde que compreendeu a sua fragilidade, seguiu com passos expeditos o Senhor. E também agora está a aprender a deixar-se conduzir pelo Espírito para os lugares onde ele nunca quereria ou, de qualquer modo, nunca teria pensado ir. Chegado à casa, Cornélio apresenta-lhe todas as pessoas que reuniu e diz-lhe: “Estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir o que o Senhor te encarregou de nos dizeres”. Cornélio, como aquele centurião de Cafarnaum de quem Jesus diz: “Nunca encontrei uma fé igual em Israel”, é o exemplo do verdadeiro discípulo, daquele que se entrega à pregação do Evangelho.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO