ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Inicia a Semana de oração pela unidade dos cristãos. Memória particular da Igreja católica. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 18 de Janeiro

Inicia a Semana de oração pela unidade dos cristãos. Memória particular da Igreja católica.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 3,7-12

Jesus retirou-se para o mar com os discípulos. Seguiu-o uma imensa multidão vinda da Galileia. E da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, de além-Jordão e das cercanias de Tiro e de Sídon, uma grande multidão veio ter com Ele, ao ouvir dizer o que Ele fazia. E disse aos discípulos que lhe aprontassem um barco, a fim de não ser molestado pela multidão, pois tinha curado muita gente e, por isso, os que sofriam de enfermidades caíam sobre Ele para lhe tocarem. Os espíritos malignos, ao vê-lo, prostravam-se diante dele e gritavam: «Tu és o Filho de Deus!» Ele, porém, proibia-lhes severamente que o dessem a conhecer.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Vista a hostilidade dos fariseus, Jesus abandona Cafarnaum e a sua sinagoga e procura aquelas multidões que O escutavam com prazer. Em qualquer cidade ou região que vá, Jesus é sempre circundado pelas multidões que O cercam. Muitos acorrem de todas as regiões, como nos recorda este trecho. Elas, como todas as multidões, mesmo as de hoje, são abusadas. Têm necessidade física de ver, de encontrar, de tocar alguém que as compreenda e as ajude. Por isso, continuam a premer: querem-se aproximar, tocar e descarregar toda a própria dor, todas as próprias esperanças naquele Homem Bom. De resto, a quem se poderiam dirigir sem serem rechaçadas? Sabem bem que encontraram em Jesus um homem bom e misericordioso que nunca as repudiará. A disponibilidade de Jesus não significa renunciar ao Seu ministério. Assim, decide subir para uma barca para Se afastar um pouco da margem e poder, deste modo, ver todos. E recomeça a falar àquela multidão. É uma cena que marca pela sua força. Aquela barca torna-se num novo púlpito para Jesus. E como não ver nela a imagem da Igreja? Deveríamos pois, perguntar seriamente: onde é que as multidões de hoje, bem mais numerosas das da altura, podem "tocar" Jesus? Onde é que os muitos necessitados podem levar a bagagem da própria dor e das próprias esperanças e serem curados e consolados? Não deveriam ser as nossas comunidades cristãs de hoje, o corpo de Jesus que os pobres e os humildes podem alcançar e "tocar"? É de uma Igreja vizinha, próxima, que este nosso mundo necessita. Hoje, ainda mais do que ontem. Com efeito, parecem crescer as barreiras erigidas por aqueles que estão bem, sejam eles simples pessoas ou nações, para impedir às multidões dos pobres, sobretudo às do Sul do mundo, de se aproximarem das fronteiras. E falam de pressão que oprime! As barreiras - às vezes feitas de pedras e amiúde de preconceitos - são inspiradas por aqueles "espíritos maus" de que fala o evangelista, que querem impedir que a Palavra de Jesus chegue ao coração de quem O escuta. O Evangelho mostra-nos quanto a força de Jesus é mais forte da desses espíritos. O Senhor dá aos discípulos esta Sua força para que possam continuar em qualquer lado a Sua missão de salvação.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO