ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Recordação de Nossa Senhora de Sheshan, santuário perto de Xangai. Oração pelos cristãos chineses. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 24 de Maio

Recordação de Nossa Senhora de Sheshan, santuário perto de Xangai. Oração pelos cristãos chineses.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 9,41-50

Sim, seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.» «E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos, e lançarem-no ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo que não se apaga, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida, do que, com os dois pés, seres lançado à Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. E se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus, do que, com os dois olhos, seres lançado à Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. Todos serão salgados com fogo. O sal é coisa boa; mas, se o sal ficar insosso, com que haveis de o temperar? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página do Evangelho de Marcos deve ser lida no contexto das condições postas por Jesus para entrar e permanecer na comunidade dos filhos do Reino de Deus. Realmente são palavras exigentes mas, é mesmo assim, porque o Senhor veio para instaurar uma vida nova e firme que impõe escolhas radicais. Por isso, o Evangelho é severo com quem tenta ou põe em perigo a fé dos pequeninos, com quem escandaliza os fracos e os pobres da comunidade. "Escandalizar" significa "fazer tropeçar", fazer cair. Nas Escrituras indica-se com o termo "escândalo" tudo o que é obstáculo aos outros no caminho do bem. Impedir aos outros de conhecer o bem, significa pois, fechar a porta ao conhecimento do Senhor, fonte do bem e do amor. Por isso, o "escândalo" é grave. Aquele que impede a fé e aquele que recusa a ajuda ao necessitado é severamente condenado pelo Evangelho. Jesus chega mesmo a dizer que seria melhor, para eles, colocarem uma pedra de moinho ao pescoço e lançarem-se ao mar. A linguagem de Jesus é severa: obviamente, não devemos levar à letra essas indicações mas compreender que há uma prioridade à qual não nos podemos subtrair. Nunca devemos ser de empecilho a ninguém no caminho do amor. A mesma severidade o Evangelho pede também para nós: "Se a tua mão (o pé e o olho) é ocasião de escândalo para ti, corta-a: é melhor entrares na vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno". Infelizmente, somos facilmente indulgentes para connosco. E, consequentemente, somos severos para com os outros. Estamos prontos a acusar e somos mais do que solícitos a perdoar os nossos erros; ou, como afirma uma outra página evangélica, estamos prontos a ver o argueiro no olho do próximo e não somos capazes de reconhecer a trave que está no nosso. O Evangelho comporta sempre a renúncia ao mal, à maldade, ao egoísmo. Só assim é que se conserva o sabor do Evangelho. "Tende sal em vós mesmos", diz Jesus, isto é, "tende o amor em vós mesmos". E do amor virá a paz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO