ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 16 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 17,26-37

Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio, que os fez perecer a todos. O mesmo sucedeu nos dias de Lot: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus fez cair do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os matou a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se revelar. Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver as suas coisas em casa não desça para as tirar; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Lot. Quem procurar salvar a vida, há-de perdê-la; e quem a perder, há-de conservá-la. Digo-vos que, nessa noite, estarão dois numa cama: um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas a moer: uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado.» Tomando a palavra, os discípulos disseram-lhe: «Senhor, onde sucederá isso?» Respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, lá se juntarão também os abutres.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus continua a falar aos fariseus que O tinham interrogado sobre o Reino do Céu e fala como de um evento imprevisto que chega de surpresa. Por isso, exorta todos a prepararem-se sem perder tempo. Com dois exemplos do Antigo Testamento, o castigo do dilúvio e a destruição de Sodoma, Jesus chama a atenção para não nos resignarmos ao mal, para não levarmos uma vida banal e sem sentido, cheia apenas do próprio eu e das próprias satisfações. Aquele que estiver fechado em si mesmo, não interessa se por preguiça ou por obstinação, não conseguirá dar espaço a mais nada e não colherá o "dia" da vinda do Filho do Homem. Jesus chama a atenção aos discípulos para que "nesse dia" (v. 31) e "nessa noite" (v. 34) é preciso vigiar. E a vigilância implica libertarmo-nos das coisas materiais e das próprias tradições. É verdade, o destaque do mundo, das coisas, daquilo que se possui, pequeno ou grande que seja não importa, isto é, dos "bens", é uma condição determinante para acolhermos no coração o Reino de Deus que está a chegar. E o desapego deve referir-se também ao que consideramos o nosso bem supremo: a vida, que, na verdade, desperdiçamos ou deitamos fora. Jesus esclarece bem qual é o caminho da salvação ou, se se preferir, a maneira de entender o sentido da nossa existência: "Quem quiser salvar a vida, vai perdê-la; mas, quem perde a vida, salvá-la-á" (v. 33). O que é que isto quer dizer? O evangelista Lucas já referiu anteriormente estas palavras, acrescentando "por minha causa" (9, 24). O que Jesus pede ao discípulo é que dê a própria vida, toda a sua vida, para servir o Evangelho, para seguir Jesus e participar no Seu projecto de amor. É assim que a podemos conservar viva, ou melhor, fazê-la crescer. Se ficarmos com o Senhor, recolheremos com Ele, os frutos do Reino. Pelo contrário, aquele que permanece só consigo mesmo, isto é, que vive apenas para si, desperdiça e não recolhe nada. Com efeito, apesar de duas pessoas estarem na mesma cama ou estiverem a trabalhar juntas, uma será tomada para o Céu e a outra para o Inferno. Tudo depende do coração, para onde o dirigimos. Naquele dia os discípulos, como acontece aos abutres que se dirigem para onde se encontra a presa, reunir-se-ão à volta do Senhor para acolher a salvação.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO