ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória de Santo Agostinho de Canterbury (( 605 ca.), bispo, pai da Igreja inglesa. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 27 de Maio

Memória de Santo Agostinho de Canterbury (( 605 ca.), bispo, pai da Igreja inglesa.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 16,11-15

Embarcámos em Tróade e fomos directamente a Samotrácia; no dia seguinte, fomos a Neápoles e de lá, a Filipos, cidade de primeira categoria deste distrito da Macedónia, e colónia. Estivemos aí durante alguns dias. No dia de sábado, saímos fora de portas, em direcção à margem do rio, onde era costume haver oração.
Depois de nos sentarmos, começámos a falar às mulheres que lá se encontravam reunidas.

Uma das mulheres chamada Lídia, negociante de púrpura, da cidade de Tiatira e temente a Deus, pôs-se a escutar. O Senhor abriu-lhe o coração para aderir ao que Paulo dizia.

Depois de ter sido baptizada, bem como os de sua casa, fez este pedido: «Se me considerais fiel ao Senhor, vinde ficar a minha casa.» E obrigou-nos a isso.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo Paulo entra na Europa, movido pelo "Espírito de Jesus". Podemos dizer que a Europa aguardava a pregação do Evangelho, precisava dela, conforme o grito do Macedónio. Já havia seguidores de Jesus em Roma, provavelmente de origem hebraica, como recordam os próprios Actos dos Apóstolos no dia de Pentecostes. Mas a viagem de Paulo tem uma valência simbólica pela sua projecção missionária. Filipos é a primeira etapa deste itinerário da Palavra de Deus em direcção a Roma por parte de Paulo. A cidade de Filipos, cujo nome derivava do do pai de Alexandre Magno, era uma colónia romana. E, provavelmente por isso, Paulo pensou fazer naquela cidade a sua primeira etapa. A este ponto, Lucas prossegue a narração com o "nós" sugerindo a sua agregação à missão de Paulo e de Silas. Um grupo de mulheres, chefiadas por Lídia, comerciante de tecidos, acolhe Paulo e os seus companheiros em Filipos. Lídia, uma mulher timorata de Deus, depois de ter escutado Paulo, converte-se e pede para ser baptizada. É apenas uma pessoa e, no entanto, Lucas detém-se para realçar este episódio. Com efeito, a pregação do Evangelho não está liagada ao número dos aderentes. O Evangelho mira a transformar o coração de cada pessoa. É da transformação do coração de cada um que brota a fraternidade cristã. A pregação apostólica actua transformando o coração das pessoas, ligando-as umas às outras com um vínculo fraterno. A insistência de Lídia em hospedar Paulo e os seus companheiros, é o fruto que nasce da conversão ao Evangelho. Não nos convertemos a Jesus para nós mesmos ou para a nossa realização pessoal. A conversão faz-nos sair de nós mesmos e leva-nos a unirmo-nos com os outros irmãos e as outras irmãs para formar, juntos, aquele único povo de Deus a quem o Senhor confia a tarefa de pregar com as palavras e com o exemplo da grandeza do Seu amor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO