ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 15 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

II Coríntios 5,14-21

Sim, o amor de Cristo nos absorve completamente, ao pensar que um só morreu por todos e, portanto, todos morreram. Ele morreu por todos, a fim de que, os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Por conseguinte, de agora em diante, não conhecemos ninguém à maneira humana. Ainda que tenhamos conhecido a Cristo desse modo, agora já não o conhecemos assim. Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O que era antigo passou; eis que surgiram coisas novas. Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação. Pois foi Deus quem reconciliou o mundo consigo, em Cristo, não imputando aos homens os seus pecados, e pondo em nós a palavra da reconciliação. É em nome de Cristo, portanto, que exercemos as funções de embaixadores e é Deus quem, por nosso intermédio, vos exorta. Em nome de Cristo suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus. Aquele que não havia conhecido o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nos tornássemos, nele, justiça de Deus.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo volta a explicar o sentido do seu ministério apostólico para que os Coríntios soubessem responder àqueles que se apresentavam cheios de si, gabando-se das suas experiências religiosas e da sua sabedoria. Paulo, pelo contrário, preso "loucamente" pelo amor de Cristo ("se perdemos o bom senso foi por causa de Deus"), afirma que os crentes deixam de viver para si mesmos, mas para Jesus que morreu e ressuscitou por todos. É este o cerne do Evangelho: Jesus deu a própria vida por todos, para a salvação de todos. Ninguém está excluído do Evangelho. Quem acolhe Jesus no seu coração, torna-se numa criatura nova porque amará como Jesus amou. O discípulo sabe que deve viver a própria vida para proclamar o Evangelho do amor. Infelizmente, esquecemo-nos muitas vezes que isso e só isso, é o cerne da vida cristã. E é do que o mundo tem deveras necessidade. Demasiadas vezes nos deixamos levar pelo amor próprio deixando crescer, assim, a indiferença e a solidão! Escreve o apóstolo: "se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu" (v. 17). E as coisas novas são as de Deus, as do amor ilimitado, as que levam à reconciliação, não à divisão, ao amor, não ao ódio. A obra de Jesus está toda virada para nos reconciliar com Deus e entre nós. Se permanecermos unidos a Jesus, seremos reconciliados com Deus e seremos reconciliados também entre nós. O apóstolo fez-se ministro da reconciliação, embaixador de Cristo, para reconciliar todos com o Pai. Também hoje, o apóstolo continua a exortar-nos também a nós: "reconciliai-vos com Deus!". Num mundo lacerado pelas divisões, devorado pelo mal e avarento no perdão, é preciso que os crentes manifestem misericórdia, piedade, reconciliação. Jesus veio para criar um movimento de reconciliação com o Pai do Céu porque nesse caminho sabe bem que nos podemos reconciliar também entre nós. É um movimento que deve ser vivido de multíplices maneiras, a começar pela confissão dos próprios pecados, passando pelo encontro e pelo diálogo entre todos, incluído com os inimigos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO