ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

XXIX do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 20 de Outubro

XXIX do tempo comum


Primeira Leitura

Êxodo 17,8-13

Veio então Amalec e combateu contra Israel em Refidim. Moisés disse a Josué: «Escolhe para nós homens, e sai para combater contra Amalec. Amanhã eu permanecerei firme no cimo da colina e terei a vara de Deus na minha mão.» Josué fez como Moisés lhe tinha dito, para combater contra Amalec. Moisés, Aarão e Hur subiram ao cimo da colina. E acontecia que, enquanto Moisés tinha as mãos levantadas, era Israel o mais forte; mas quando descansava as mãos, o mais forte era Amalec. Mas as mãos de Moisés ficaram pesadas. Pegaram então numa pedra e puseram-na debaixo dele, e ele sentou-se sobre ela. Aarão e Hur sustentavam as mãos dele, um de um lado e outro do outro. E assim as mãos dele permaneceram firmes até ao pôr-do-sol. Josué venceu Amalec e o seu povo ao fio da espada.

Salmo responsorial

Salmo 120 (121)

Cântico das peregrinações.
Levanto os olhos para os montes:
de onde me virá o auxílio?

O meu auxílio vem do Senhor
que fez o céu e a terra.

Ele não deixará que vacilem os teus pés;
aquele que te guarda, não dormirá.

Pois não há-de dormir nem dormitar,
aquele que guarda Israel.

O Senhor é quem te guarda e está a teu lado.
Ele é a tua protecção.

O Sol não te fará mal durante o dia,
nem a Lua, durante a noite.

O Senhor protege-te de todo o mal
e vela pela tua vida.

O Senhor protege-te nas tuas idas e vindas,
agora e para sempre.

Segunda Leitura

II Timóteo 3,14-4,2

Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e de que adquiriste a certeza, bem ciente de quem o aprendeste. Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela fé em Cristo Jesus. De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa.


Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há-de julgar os vivos e os mortos, peço-te encarecidamente, pela sua vinda e pelo seu Reino: proclama a palavra, insiste em tempo propício e fora dele, convence, repreende, exorta com toda a compreensão e competência.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 18,1-8

Depois, disse-lhes uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer: «Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Naquela cidade vivia também uma viúva que ia ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário.’ Durante muito tempo, o juiz recusou-se a atendê-la; mas, um dia, disse consigo: ‘Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, contudo, já que esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, para que me deixe de vez e não volte a importunar-me.’» E o Senhor continuou: «Reparai no que diz este juiz iníquo. E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que a Ele clamam dia e noite, e há-de fazê-los esperar? Eu vos digo que lhes vai fazer justiça prontamente. Mas, quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Jesus conta aos discípulos uma parábola para lhes mostrar a necessidade de rezar sempre, sem nunca desistir. A oração não é um ornamento da vida, mas uma necessidade para nós e para o mundo em que vivemos, e apercebemo-nos disso pelo exemplo desta viúva insistente. Uma situação típica não só no tempo de Jesus, mas também nos dias de hoje, onde os pobres e os fracos são vítimas de injustiças disfarçadas de legalidade. E, a parábola conta de um juiz que deveria, com imparcialidade e rapidez, defender aquela pobre mulher. Mas o magistrado comporta-se exactamente ao contrário: não teme Deus nem os homens. De uma certo modo, é representada a arrogância do poder que muitas vezes encontramos na história dos homens.
A este ponto começa a história narrada pela parábola: o que fará a pobre viúva nessa situação de flagrante injustiça? Além disso, no mundo hebraico, as mulheres como ela eram não só o símbolo da fraqueza, mas também as mais expostas aos abusos. O próprio Deus torna-se defensor delas; de facto, é invocado como o "defensor das viúvas" sem a tutela do marido (Sal 67/68, 6). Esta mulher não se resigna. De facto, com insistência, procura o juiz pretendendo a justa satisfação. Não o fez só uma vez, mas várias vezes; com tenacidade não se cansava de pretender o justo, até que o juiz se decidiu a examinar o seu caso. "Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus não faria justiça aos seus escolhidos que dia e noite gritam por Ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos declaro que Deus lhes fará justiça, e bem depressa" (vv. 7-8). Sim, Deus não nos fará esperar muito tempo, fará justiça prontamente (há alguém que traduza "de improviso", "quando menos se espera"), se com insistência Lhe dirigirmos a nossa prece. Com efeito, os crentes possuem uma força incrível na oração, uma energia que consegue mudar o mundo. Provavelmente, somos todos como aquela pobre viúva, frágeis, sem poderes especiais; no entanto, esta fraqueza, na oração insistente, torna-se numa força poderosa; justamente como aquela viúva que conseguiu fazer brecha na dureza do juiz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO