ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o pelos pobres
Segunda-feira, 24 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a liberta??o dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a liberta??o dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

I Cr?nicas 15,1-29

David construiu casas para si na cidade de David, preparou um lugar para a Arca de Deus e levantou-lhe uma tenda. Disse ent?o David: ?A Arca de Deus n?o pode ser levada sen?o pelos levitas, pois foi a eles que o Senhor escolheu para a conduzirem e para o servirem perpetuamente.? David convocou todo o Israel em Jerusal?m, para trasladar a Arca do Senhor para o lugar que lhe tinha preparado. Reuniu tamb?m os filhos de Aar?o e os levitas. Dos filhos de Queat: o chefe Uriel e seus irm?os, cento e vinte; dos filhos de Merari: o chefe Asa?as e seus irm?os, duzentos e vinte; dos filhos de G?rson: o chefe Joel e seus irm?os, cento e trinta; dos filhos de Elisafan: o chefe Chema?as e seus irm?os, duzentos; dos filhos de Hebron: o chefe Eliel e seus irm?os, oitenta; dos filhos de Uziel: o chefe Aminadab e seus irm?os, cento e doze. David chamou Sadoc e Abiatar e os levitas Uriel, Asa?as, Joel, Chema?as, Eliel e Aminadab, e disse-lhes: ?V?s sois os chefes das fam?lias lev?ticas; santificai-vos, juntamente com os vossos irm?os, e levai a Arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Por n?o estardes presentes da primeira vez, o Senhor nosso Deus feriu-nos, pois n?o a fomos buscar consoante manda a Lei.? Os sacerdotes e os levitas santificaram-se, portanto, para transportar a Arca do Senhor, Deus de Israel. E os filhos de Levi, como Mois?s ordenara, segundo a palavra do Senhor, conduziram a Arca de Deus aos ombros, por meio de varais. David disse aos chefes dos levitas que escolhessem, entre os seus irm?os, cantores com instrumentos de m?sica - c?taras, harpas e c?mbalos - em sinal de regozijo. Os levitas escolheram Heman, filho de Joel, e entre os seus irm?os Asaf, filho de Baraquias, e entre os filhos de Merari, seus irm?os, Etan, filho de Cucha?as, e, com eles, os seus irm?os da segunda ordem, Zacarias, Aziel, Chemiramot, Jeiel, Uno, Eliab, Bena?as, Massa?as, Matatias, Elifeleu, Miqueneias, Obededom e Jeiel, porteiros. Os cantores Heman, Asaf e Etan tocavam c?mbalos de bronze. Zacarias, Aziel, Chemiramot, Jaiel, Uni, Eliab, Massa?as e Bena?as tocavam c?taras para vozes altas. Matatias, Elifeleu, Miqueneias, Obededom, Jeiel e Azazias tocavam harpas na oitava inferior, para conduzir o canto. Cananias, chefe dos levitas, dirigia o canto, pois em tal era entendido. Baraquias e Elcana faziam de porteiros junto da Arca. Os sacerdotes Chebanias, Josafat, Natanael, Amassai, Zacarias, Bena?as e Eli?zer tocavam trombetas diante da Arca de Deus. Obededom e Je?as eram porteiros junto da Arca. David, os anci?os de Israel e os chefes de mil foram buscar a Arca da alian?a do Senhor a casa de Obededom, com grande j?bilo. E, como Deus assistia os levitas que transportavam a Arca da alian?a do Senhor, foram sacrificados sete touros e sete carneiros. David estava revestido de uma t?nica de linho fino, assim como todos os levitas que transportavam a Arca, os cantores e Cananias, que dirigia a m?sica entre os cantores. David estava tamb?m revestido de uma faixa votiva de linho. Todo o Israel, ao transportar a Arca da alian?a do Senhor, soltava brados de j?bilo ao som das trombetas, trompas, c?mbalos, c?taras e harpas. Quando a Arca da alian?a do Senhor entrou na cidade de David, Mical, filha de Saul, que olhava pela janela, viu o rei que dan?ava e ria, e desprezou-o no seu cora??o.


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, fa?a-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Os cap?tulos quinze e dezasseis formam uma unidade do ponto de vista do conte?do: descrevem o transporte da Arca da Alian?a para Jerusal?m e o culto que se processa nessa ocasi?o. ? o segundo acto da hist?ria de David, na narra??o do cronista. Depois de ter acenado nos primeiros tr?s vers?culos aos preparativos para transportar a Arca, fornece a lista dos levitas que participam na cerim?nia (vv. 4-10) e, a seguir, descreve brevemente a purifica??o deles (vv. 11-15) e fornece a lista dos cantores, dos porteiros e dos outros empregados junto da Arca (vv. 16-24). Nos sucessivos nove vers?culos, descreve a cerim?nia do transporte da Arca. Come?a na casa de Obed-Edom, onde tinha sido deposta momentaneamente, com um grande cortejo a caminho de Jerusal?m. A minuciosa descri??o mostra a santidade do gesto que todo o povo de Israel est? a realizar. E transparece tamb?m a grandeza de David que organiza cuidadosamente todos os pormenores e ele mesmo se coloca ? frente desta grandiosa celebra??o. Est?o t?o ocupado com este ritual que nem sequer receia a irris?o da filha de Saul, Micol (v. 29). O que conta para David ? a centralidade que a Arca deve ter para determinar a pr?pria identidade de Israel. ? o lugar da Palavra de Deus: cont?m as t?buas da Lei (? por isso que tamb?m ? chamada Arca do Testemunho) e ? tamb?m o lugar onde encontrar Deus, obter um or?culo ou rezar. Tratava-se - como sabemos, de um m?vel de madeira (cm 125 x 75 x 75) mandado construir por Mois?s por ordem de Deus, onde estavam guardadas as t?buas da alian?a (Ex 25, 10-20). O m?vel estava revestido com uma l?mina de ouro, o propiciat?rio, encimado por dois querubins com as asas abertas. Tinha duas fun??es: guardar o dec?logo e ser o trono de Deus que "Se senta sobre os querubins". Durante o ?xodo e a conquista da Terra Prometida, foi o s?mbolo da presen?a activa de Deus: quando os israelitas deixaram o Sinai precedia-os e indicava-lhes onde deviam parar; abriu a passagem do Jord?o para todo o povo enquanto entrava na Terra Prometida; foi guardada em v?rios santu?rios e, finalmente - ? a grande realiza??o de David que o Cronista quer evidenciar - ? levada para Jerusal?m. Podemos identificar na Arca a figura da verdadeira Tenda que ser? colocada entre os homens quando chegar a plenitude dos tempos, quando "o Verbo fez-se carne e habitou entre n?s"! (Jo 1, 14). ? linda a descri??o da Arca que S?o Tom?s de Aquino faz em rela??o a Jesus. Referindo-se a um trecho do autor da carta aos Hebreus segundo o qual o sacrif?cio de Cristo ? o ?nico e eficaz sacrif?cio e que substitui todas as ofertas da antiga alian?a, Aquino escreve: "Tamb?m a Arca significa Cristo porque assim como a Arca era constru?da com madeira de ac?cia, do mesmo modo, o corpo de Cristo era feito com membros pur?ssimos. E tamb?m era dourado: porque Cristo estava cheio de sabedoria e de caridade que s?o representadas pelo ouro. Na Arca havia uma urna de ouro, isto ?, uma alma santa; tinha o man?, isto ?, toda a plenitude da divindade. Na Arca havia tamb?m um varal, isto ? o poder sacerdotal, porque Ele mesmo Se tornou sacerdote eterno. Havia tamb?m as t?buas da alian?a: para indicar que Jesus ? Aquele que d? a Lei". A honra dada ? Arca, como est? descrita na p?gina escutada, compreende-se ainda mais se a concebermos dirigida a Jesus e ? Sua Igreja. Uma honra e uma agita??o que encontramos de novo descritas no Apocalipse, no momento da abertura do templo de Deus no C?u, quando aparece "a Arca da alian?a". "Abriu-se ent?o o Templo de Deus que est? no C?u e apareceu no Templo a arca da alian?a. Houve rel?mpagos, vozes, trov?es, terramotos e uma grande tempestade de granizo" (11, 19).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO