ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Ora??o pela Igreja

Mem?ria da dedica??o da Bas?lica de Santa Maria in Trastevere. Nesta Igreja, a Comunidade de Santo Eg?dio reza, todas as tardes. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Ora??o pela Igreja
Quinta-feira, 15 de Novembro

Mem?ria da dedica??o da Bas?lica de Santa Maria in Trastevere. Nesta Igreja, a Comunidade de Santo Eg?dio reza, todas as tardes.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E ser?o um s? rebanho e um s? Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

II Cr?nicas 25,1-28

Amacias tinha vinte e cinco anos quando come?ou a reinar, e reinou durante vinte e nove anos em Jerusal?m. Sua m?e chamava-se Joadan, e era natural de Jerusal?m. Ele praticou o que ? recto aos olhos do Senhor, mas n?o com um cora??o ?ntegro. Desde que se sentiu seguro no poder real, mandou matar os servos que haviam assassinado o rei, seu pai. Mas n?o mandou matar os filhos deles, conformando-se com o que est? escrito no livro da Lei de Mois?s, como o Senhor ordena: ?Os pais n?o ser?o mortos em lugar dos seus filhos, nem os filhos morrer?o em lugar dos seus pais; cada um morrer? pelo seu pr?prio pecado.? Amacias reuniu os homens de Jud? e dividiu-os por fam?lias, e p?s chefes de milhares e de centenas em todo o territ?rio de Jud? e de Benjamim. Recenseou-os, a partir da idade de vinte anos para cima, e encontrou trezentos mil homens aptos para a guerra e capazes de carregar lan?a e escudo. Depois, assalariou, por cem talentos de prata, cem mil valentes guerreiros de Israel. Mas um homem de Deus veio ao seu encontro e disse-lhe:
?? rei, n?o ? preciso que o ex?rcito de Israel te acompanhe, porque o Senhor n?o est? com Israel, nem com todos estes filhos de Efraim.

Se fores com eles, mesmo que d?s mostras de valor no combate, Deus deixar-te-? cair diante do inimigo, pois Deus tem poder de socorrer ou de abater.?

Amacias disse ao homem de Deus: ?Que farei, ent?o, a respeito dos cem talentos que dei ?s tropas israelitas?? O homem de Deus respondeu-lhe: ?O Senhor tem mais do que isso para te dar.?

Amacias licenciou, pois, a tropa de Efraim que se lhe tinha juntado, e mandou-a regressar ? sua terra. Mas eles irritaram-se contra Jud? e regressaram furiosos ? sua terra.

Amacias, cheio de confian?a, p?s-se em marcha para conduzir o seu ex?rcito ao Vale do Sal, onde matou dez mil habitantes de Seir.

Os filhos de Jud? prenderam dez mil homens vivos e conduziram-nos ao alto de um rochedo, de onde os precipitaram, ficando despeda?ados.

Entretanto, os homens da tropa que Amacias licenciara e n?o levara consigo ? guerra, saquearam as cidades de Jud?, desde a Samaria at? Bet-Horon. Mataram tr?s mil homens e levaram consider?veis despojos.

Ao regressar a casa, depois da derrota dos edomitas, Amacias, que trouxera os deuses dos habitantes de Seir, fez deles os seus pr?prios deuses: prostrou-se diante deles e queimou-lhes incenso.

Ent?o, a ira do Senhor inflamou-se contra ele. Enviou-lhe um profeta, que lhe disse: ?Porque adoraste esses deuses estrangeiros, que n?o foram capazes de salvar o seu povo da tua m?o??

Amacias respondeu ao profeta: ?Foste, acaso, nomeado conselheiro do rei? Vai-te embora, se n?o queres que te mate!? O profeta retirou-se, dizendo: ?Sei que Deus decidiu a tua perda porque fizeste isto e n?o quiseste ouvir o meu conselho.? Amacias, rei de Jud?, depois de ter tomado conselho, mandou dizer a Jo?s, filho de Joacaz, filho de Je?, rei de Israel: ?Vem, para que nos vejamos de frente.? Jo?s, rei de Israel, mandou responder a Amacias, rei de Jud?: ?O cardo do L?bano mandou dizer ao cedro do L?bano: ?D? a tua filha, por esposa, ao meu filho.? Mas vieram as feras do L?bano, passaram e pisaram o cardo. Dizes que derrotaste os edomitas, e o teu cora??o encheu-se de orgulho. Fica em tua casa. Porque corres ao encontro do perigo, arriscando-te a uma empresa que te h?-de arruinar, assim como a Jud??? Mas Amacias n?o o quis ouvir, pois era disposi??o divina que ele fosse entregue nas m?os dos seus inimigos, por ter venerado os deuses de Edom. Jo?s, rei de Israel, marchou contra Amacias, rei de Jud?, e encontraram-se os dois em Bet-Ch?mes, que est? em Jud?. Jud? foi vencido por Israel, e cada um fugiu para sua casa. Jo?s, rei de Israel, prendeu em Bet-Ch?mes Amacias, rei de Jud?, filho de Jo?s, filho de Joacaz. Mandou-o para Jerusal?m e abriu na muralha uma brecha de quatrocentos c?vados, desde a porta de Efraim at? ? porta do ?ngulo. Apoderou-se de todo o ouro e prata, assim como dos utens?lios que se encontravam no templo de Deus, ? guarda de Obededom, e dos tesouros do pal?cio real; depois, regressou ? Samaria, levando ref?ns. Amacias, filho de Jo?s, rei de Jud?, viveu ainda quinze anos depois da morte de Jo?s, filho de Joacaz, rei de Israel. O resto dos actos de Amacias, dos primeiros aos ?ltimos, est? escrito no Livro dos Reis de Jud? e de Israel. Depois que Amacias se desviou do Senhor, armou-se em Jerusal?m uma conspira??o contra ele. Fugiu para L?quis, mas perseguiram-no e ali o mataram. Transportaram o seu corpo sobre cavalos, e sepultaram-no com seus pais na cidade de David.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

O Cronista inicia a hist?ria do reino de Amasias (796-767 a.C.) com uma avalia??o positiva se bem que com uma advert?ncia problem?tica: "fez o que o Senhor aprova, mas n?o com integridade de cora??o" (v. 2). O texto sugere que n?o se deve dar como certa a fidelidade ao Senhor. ? precisa uma continuidade da escuta e da fidelidade em p?r em pr?tica quanto o Senhor nos diz. Nos cap?tulos anteriores, para confirmar esta convic??o, o autor mostrou que at? mesmo um rei que segue a Lei de Deus, como Jo?s, pode afastar-se recusando a escuta. E quem se afasta de Deus, ? julgado duramente pela hist?ria. O rei Amasias aderiu, no in?cio do seu governo, ?s prescri??es da Lei. E isso, ?-lhe reconhecido para seu m?rito. No entanto, depois, decidiu aliar-se com as tribos do Norte, querendo empreender uma guerra contra os edomitas. Fez um recenseamento para verificar o seu poder; no entanto, n?o agradeceu o Senhor por quanto tinha recebido e, entretanto, decidiu confiar nos mercen?rios do Norte para refor?ar o seu ex?rcito. E n?o considerou o perigo de se aliar com o ex?rcito de Israel. O Senhor mandou um profeta ("um homem de Deus") para que avisasse Amasias para n?o realizar essa alian?a. O rei escutou o conselho do profeta mas fez notar que j? tinha pago os mercen?rios. De qualquer modo, despediu-os. ? primeira vista esse acto pode parecer como um enfraquecimento. Mas n?o era assim. Aceitando a pr?pria fraqueza e apoiando-se apenas em Deus, o rei podia provar o verdadeiro sentido do nome "Israel": forte com Deus. Na verdade, esta atitude ? frequentemente reafirmada nas p?ginas das Escrituras: o crente ? forte quando ? fraco, isto ?, quando confia em deus e n?o nas pr?prias for?as. Certo, o erro cometido em contratar mercen?rios do Norte acarretou tristes consequ?ncias como os massacres que aqueles soldados cometeram enquanto se retiravam para o Norte. ? sempre importante discernir e comportar-se com prud?ncia, porque os pecados, mesmo os relacionados com o mau governo, t?m consequ?ncias negativas. A pr?pria batalha contra os edomitas que o rei ganhou levou-o, no entanto, ao desastre. Ele, como era costume na ?poca, apropriou-se dos ?dolos venerados pelos edomitas e levou-os consigo. E pensou ficar com eles, ou melhor, venerou-os. O Senhor, mais uma vez, enviou ao rei um profeta para o avisar do erro. Amasias n?o deu ouvidos ao profeta e manteve-se firme no seu prop?sito, ali?s, interrompeu o profeta ordenando-lhe que se calasse, sen?o seria condenado ? morte. Acontecera o mesmo ao profeta Zacarias que foi mandado matar pelo seu pai, Jo?s. O endurecimento do cora??o levou-o ? ru?na. N?o permitiu ? Palavra de Deus de transpor o limiar do seu cora??o. E a Palavra afastou-o da vida. O Cronista narra depois a guerra contra Jo?s rei de Israel. Mais uma vez, emerge o pecado mais insidioso para um rei: a falta de escuta e de discernimento. Amasias apoia-se, mais uma vez, nos pareceres dos maus conselheiros e recusa o conselho do profeta. O orgulho do poder e a arrog?ncia ao exerc?-lo ofuscam a mente de Amasias. O Senhor, indirectamente, ajuda-o ainda mais com a admoesta??o da par?bola do espinheiro e do cedro. Mas Amasias, escravo de si mesmo e das suas raz?es, j? n?o consegue ouvir mais ningu?m sen?o a si mesmo. Na guerra ? feito prisioneiro, enquanto que as muralhas setentrionais de Jerusal?m s?o desmanteladas e o tesouro do Templo saqueado. Na pesada derrota, l?-se o duro julgamento de Deus sobre Amasias. Tamb?m o seu povo abandonou o rei v?tima de uma conjura de pal?cio.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO