ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o pelos pobres
Segunda-feira, 10 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a liberta??o dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a liberta??o dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 2,12-24

De facto, todos os que sem lei pecaram, tamb?m sem lei perecer?o; e todos os que sob o regime da Lei pecaram, pela Lei ser?o julgados. ? que n?o s?o os que ouvem a Lei que s?o justos diante de Deus, mas os que praticam a Lei ? que ser?o justificados. Com efeito, quando h? gentios que, n?o tendo a Lei, praticam, por inclina??o natural, o que est? na Lei, embora n?o tenham a Lei, para si pr?prios s?o lei. Esses mostram que o que a Lei manda praticar est? escrito nos seus cora??es, tendo ainda o testemunho da sua consci?ncia tal como dos pensamentos que, conforme o caso, os acusem ou defendam - isto no dia em que Deus, segundo o meu Evangelho, h?-de julgar por Jesus Cristo o que de oculto houver nos homens. Mas, se tu gostas que te chamem judeu, te apoias na Lei e te glorias de Deus, conheces a sua vontade e sabes, instru?do pela Lei, o que h? de melhor a fazer; se est?s convencido de ser guia de cegos, luz dos que vivem nas trevas, educador dos ignorantes, mestre dos simples, por estares na posse do conhecimento e da verdade que t?m na Lei a sua express?o... Ora, como ? que tu, que ensinas os outros, n?o te ensinas a ti pr?prio? Pregas que se n?o deve roubar, e roubas? Que dizes que n?o se deve cometer adult?rio, e cometes adult?rio? Que abominas os ?dolos, e saqueias os seus templos? Tu, que te glorias da Lei, ofendes a Deus pela transgress?o da Lei! De facto, o nome de Deus por vossa causa ? blasfemado entre os gentios, conforme est? escrito.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, fa?a-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

?N?o s?o aqueles que ouvem a Lei que s?o justos diante de Deus, mas aqueles que praticam o que a Lei manda?. Estas palavras do ap?stolo ecoam no fim do discurso da montanha, quando Jesus diz: ?Nem todo aquele que Me diz Senhor, Senhor, entrar? no Reino do C?u. S? entrar? aquele que p?e em pr?tica a vontade do meu Pai que est? no c?u?. Paulo reafirma deste modo a necessidade de uma escuta que muda o cora??o e a vida. H? uma lei interior que Deus escreveu nos cora??es dos judeus e dos pag?os; e todos s?o chamados a observ?-la. Podemos dizer que ? a lei do amor, a que nos leva a debru?ar antes de mais sobre os fracos e sobre os pobres. ? uma lei universal, uma regra que deve ser amada e vivida se o homem deixar que o seu cora??o fale sem as barreiras postas pelo amor pr?prio. Na verdade, o seu cumprimento leva ? salva??o. N?o basta conhecer simplesmente a lei e nem sequer ? suficiente pertencer ao povo de Deus para se ser salvo. O amor deve ser acolhido e vivido por todos, crentes ou n?o crentes. No entanto, para os crentes que tiveram o privil?gio de escutar a Palavra de Deus, a responsabilidade ? ainda maior: a inobserv?ncia da lei do amor torna-os testemunhas sem nenhuma credibilidade. Paulo adverte com severidade que o mau comportamento dos judeus ? motivo de desprezo de Deus por parte dos pag?os. V?rias vezes nos Evangelhos os disc?pulos de Jesus s?o recordados como testemunho da for?a do Evangelho que muda a vida. De tudo isso devemos dar contas a Deus. Ser? pedido mais ?queles que receberam mais.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO