ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 13 de Março


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

São João 5,1-16

Depois disto, havia uma festa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Em Jerusalém, junto à Porta das Ovelhas, há uma piscina, em hebraico chamada Betzatá. Tem cinco pórticos, e neles jaziam numerosos doentes, cegos, coxos e paralíticos.4 Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe: «Queres ficar são?» Respondeu-lhe o doente: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.» E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar.
Ora, aquele dia era de sábado.

Por isso os judeus diziam ao que tinha sido curado: «É sábado e não te é permitido transportar a enxerga.» Ele respondeu-lhes: «Quem me curou é que me disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’.» Perguntaram-lhe, então: «Quem é esse homem que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’?» Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus se tinha afastado da multidão ali reunida. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Vê lá: ficaste curado. Não peques mais, para que não te suceda coisa ainda pior.» O homem foi-se embora e comunicou aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado. E foi por isto, por Jesus realizar tais coisas em dia de sábado, que os judeus começaram a persegui-lo.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O evangelista João conduz-nos a Jerusalém, numa piscina chamada Betesda ("Casa da misericórdia"). Era um lugar considerado sagrado e milagroso. À sua borda reuniam-se "muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos". Seguindo uma tradição popular, provavelmente relacionada com o culto de uma divindade pagã curandeira todos se reuniam à borda da piscina à espera que um anjo agitasse as suas águas, certos de que o primeiro que entrasse na água ficaria completamente curado. Para além desta tradição popular, aquela piscina pode representar a imagem da Igreja, que é uma verdadeira "casa da misericórdia". A tradição cristã imaginou a comunidade dos crentes como uma fonte de água, sempre viva. São lindos alguns ícones orientais que mostram Maria no centro de uma fonte que dessedenta os pobres e os fracos. E São João XXIII amava comparar a Igreja à fonte da aldeia onde todos se dirigiam para matar a sede. Esta piscina com cinco corredores cobertos é um exemplo no qual todas as nossas comunidades se devem inspirar. Não é um espaço de magias ou esoterismos. Certo, podemos dizer que há sempre necessidade da intervenção de um anjo. Mas o anjo para aquele doente que estava há muitos anos à borda daquela piscina é o próprio Jesus. Passando ao lado dele, Jesus pára e informa-Se sobre a sua condição. Há 38 anos que está doente. Hoje, diríamos que é um doente "crónico", mostrando assim a resignação para quem pensamos não tenha mais nenhuma esperança de cura. Mas quando vê Jesus que pára e lhe pergunta: "Queres ficar curado?", acende-se-lhe o coração. Desta proximidade, totalmente inesperada e gratuita, renasce a esperança naquele paralítico. O amor abre sempre o coração também de quem o recebe. Quando se está sozinho é difícil, senão impossível, curar. E quantos ainda hoje são abandonados precisamente no momento em que estão mais fracos! Com Jesus, chegou o verdadeiro anjo que cura aquele homem da doença. Diz-lhe: "Levanta-te, toma a tua cama e anda". E assim sucede. Há depois, um segundo encontro. Aquele homem precisava de ser curado também no coração. Ao encontrá-lo pela segunda vez, Jesus volta a dizer-lhe: "Ficaste curado! Não peques de novo". É preciso continuarmos a encontrar Jesus para podermos ficar curados até ao fundo do próprio coração. Todos nós deveríamos colocar-nos à borda daquela piscina e ouvir Jesus proferir aquelas mesmas palavras para sairmos da paralisia do egocentrismo e tornarmo-nos, por sua vez, no "anjo" para aqueles que precisam de ajuda e de conforto.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO