ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 26 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 13,16-20

Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia. Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática. Não me refiro a todos vós. Eu bem sei quem escolhi, e há-de cumprir-se a Escritura:
Aquele que come do meu pão
levantou contra mim o calcanhar.

Desde já vo-lo digo, antes que isso aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu sou. Em verdade, em verdade vos digo: quem receber aquele que Eu enviar é a mim que recebe, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho que acabámos de escutar coloca-nos no cenáculo. Jesus tinha acabado de lavar os pés aos discípulos. Queria oferecer aos apóstolos um ensinamento que mostrasse até onde chegava o Seu amor por eles. A intenção do Mestre era evidente: Ele queria que este tipo de amor reinasse entre os Seus discípulos de então e de sempre. O debruçar-se para lavar os pés uns aos outros deve ser a qualificação mais elevada de quem quer ser Seu discípulo. Jesus diz-lhes solenemente: "O servo não é maior do que o senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou". Os discípulos de Jesus são chamados a comportarem-se sempre segundo a lógica da lavagem recíproca dos pés. Podemos dizer que era a maneira mais evidente para mostrar concretamente como amar o próximo. É neste empenho em doar a própria vida pelos outros que se oculta a alegria dos crentes: "Se compreendestes isto, sereis felizes se o puserdes em prática". A frase que o apóstolo Paulo refere aos anciãos de Éfeso confirma esta perspectiva: "Há mais felicidade em dar do que em receber" (Act 20, 35). É a apresentação de um cristianismo que encontra a sua alegria em amar o próximo, em dar a própria vida pelo Evangelho. Não significa que isso não custe trabalho e não comporte sacrifícios. Mas a proclamação do Evangelho do amor recíproco dá uma alegria ainda maior, porque faz-nos participar no grande projecto do amor de Deus sobre o mundo. Jesus, conhecendo a fraqueza dos discípulos, admoesta-os das dificuldades que estão por chegar. Naquele momento deverão resistir às ciladas do mal que os quer retirar das boas mãos do Mestre. É decisivo permanecer unidos ao Senhor Jesus a todo o custo. O problema não é estar sem pecado, mas depositar em Jesus a nossa esperança e deixarmo-nos perdoar quando nos afastamos d'Ele. O evangelista parece sugerir a solenidade da Epifania de Jesus: "Digo isto agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu Sou". A fórmula "Eu Sou" recorda a voz que Moisés ouviu da sarça-ardente. Com efeito, escutando Jesus, escutamos o próprio Pai que está no Céu. Quem acolhe Jesus como Senhor, acolhe também o Pai que está nos Céus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO