ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 22 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 9,30-37

Partindo dali, atravessaram a Galileia, e Jesus não queria que ninguém o soubesse, porque ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens que o hão-de matar; mas, três dias depois de ser morto, ressuscitará.» Mas eles não entendiam esta linguagem e tinham receio de o interrogar. Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que discutíeis pelo caminho?» Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos.» E, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes: «Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O evangelista narra o segundo anúncio de Jesus sobre a Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Fá-lo à parte, na intimidade daquela família de discípulos. Os discípulos não percebem porque é que isso deverá acontecer ao Mestre deles, mas tinham "medo de Lhe fazer perguntas". E continuam como se as palavras de Jesus fossem ditas ao vento. Quando chegam a casa e ficam sozinhos, longe da multidão, Jesus dá-lhes a entender quão grande é ainda a distância entre eles e Ele. Jesus estava angustiado por causa da morte que O esperava. Abriu-Se aos discípulos, mas eles não deram nenhum peso àquelas palavras. E puseram-se a discutir sobre qual deles deveria ser o maior. Jesus, mestre deveras bondoso, reuniu-os à Sua volta, descendo quase ao nível deles, e aceita o desejo que eles têm de terem a primazia. Mas subverte o sentido: "se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último e ser aquele que serve a todos". Na comunidade cristã, o primeiro é aquele que serve. Com esta afirmação, Jesus reafirma a primazia absoluta do amor que deve reinar nas comunidades cristãs. Este mandamento era tão importante na consciência das primeiras comunidades que esta frase é referida cinco vezes nos Evangelhos. E, para ser ainda mais claro, depois desta afirmação, Jesus pega numa criança, coloca-a no meio de todos e abraça-a. É, sem dúvidas um centro físico mas é, sobretudo, um centro da atenção. Os pequeninos - entendidos não só como crianças, mas também como humildes, pobres, abandonados, indefesos - devem estar no centro, isto é, no coração da comunidade: neles está presente o próprio Senhor. Quem acolhe (Jesus abraça aquela criança) um deles, quem abre o coração aos pequeninos e aos pobres, acolhe o próprio Deus e será salvo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO