ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 25 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 10,1-12

Saindo dali, foi para a região da Judeia, para além do Jordão. As multidões agruparam-se outra vez à volta dele, e outra vez as ensinava, como era seu costume. Aproximaram-se uns fariseus e perguntaram-lhe, para o experimentar, se era lícito ao marido divorciar-se da mulher. Ele respondeu-lhes: «Que vos ordenou Moisés?» Disseram: «Moisés mandou escrever um documento de repúdio e divorciar-se dela.» Jesus retorquiu: «Devido à dureza do vosso coração é que ele vos deixou esse preceito. Mas, desde o princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, e serão os dois um só. Portanto, já não são dois, mas um só. Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem.» De regresso a casa, de novo os discípulos o interrogaram acerca disto. Jesus disse: «Quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar do seu marido e casar com outro, comete adultério.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Com esta página, inicia uma nova secção do Evangelho de Marcos: Jesus deixa definitivamente a Galileia para Se dirigir à Judeia e à Pereia ("o território do outro lado do rio Jordão"). A viagem a que o evangelista se refere cobre um período de actividade missionária que vai, precisamente, desde o fim do ministério na Galileia à Sua entrada messiânica na Cidade Santa. Podemos dizer que Jesus está, de verdade "na rua" para Se encontrar com as multidões. E, dialogando com elas, toca algumas questões importantes da vida. A primeira refere-se ao casamento e ao mandamento para os cônjuges de serem fiéis à própria união. E esclarece a originária indissolubilidade do casamento. A lei de Moisés tinha permitido ao homem o libelo de repúdio, simplesmente se o homem "encontrasse na mulher apenas algo de vergonhoso". Mas Jesus diz que esta norma foi apenas uma concessão por parte de Moisés "por causa da dureza do vosso coração". E esclarece que a intenção originária do Senhor é um amor fiel para sempre. É por isso que no rito cristão do casamento se reportam as palavras que Jesus pronuncia no Evangelho: "O que Deus uniu, o homem não o deve separar". Na verdade, a promessa de fidelidade e o desejo de uma união estável e capaz de durar "todos os dias da minha vida" - como os esposos proclamam no dia das núpcias - são sentimentos que estão presentes no coração de qualquer homem e mulher que se aviam no caminho da construção de uma família. Jesus faz emergir e valoriza o desejo de cada um de ser fiel e de nunca ficar sozinho, "na alegria e na dor". Não se trata simplesmente de reforçar um princípio abstracto, quanto o de fazer compreender a urgência do amor, da fidelidade, da compreensão recíproca e, também, do perdão e da capacidade de se saber acompanhar na vida matrimonial. Estas palavras sugerem também a vocação originária à comunhão que o Senhor escreveu no coração de cada um de nós. Não é raro ouvir dizer que um casamento e uma família estáveis já não se adaptam aos tempos em que vivemos. A quem é mais novo parece particularmente árduo imaginar um amor definitivo e exclusivo para toda a vida. No Evangelho, enquanto Jesus recorda que a fidelidade é o desejo profundo que Deus escreveu em cada coração, exorta-nos também a edificar uma família que fundamente a sua força na mais ampla família que é a comunidade cristã.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO