ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória dos Santos Addai e Mari, fundadores da Igreja caldeia. Oração pelos cristãos no Iraque. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 28 de Maio

Memória dos Santos Addai e Mari, fundadores da Igreja caldeia. Oração pelos cristãos no Iraque.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 10,17-27

Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!» Os discípulos ficaram espantados com as suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode, então, salvar-se?» Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página evangélica é uma das que mais marcaram a vida de muitos homens e muitas mulheres que escolheram seguir Jesus. É uma palavra que ecoa forte também à nossa geração deste início de milénio. São muitas as pessoas que "correm" para alguma coisa que lhes possa dar a felicidade ou que lhes saiba indicar o caminho. O homem de que o Evangelho fala termina aquela corrida ajoelhando-se diante de Jesus. Interpela-O chamando-O "bom"; mas Jesus corrige-o: "Porque Me chamas bom? Só Deus é bom e ninguém mais". Jesus ridiculariza a pretensão que todos temos de nos sentir com a consciência tranquila, de nos sentirmos bons. Na verdade, há sempre uma desculpa para não mudarmos o coração, a vida e o comportamento. De facto, aquele homem tinha respeitado os mandamentos. Mas o problema do crente não é o de se sentir com a consciência tranquila, de não ter nenhuma dívida nem com Deus nem com os outros. O problema para o crente é seguir o Senhor com abandono e decisão, é compreender que tudo vem de Deus. Todos os dias, Jesus continua a "fixar com amor o olhar" sobre nós para não retermos as "riquezas" que acumulámos e que, aliás, tornam a vida mais pesada e diminuem o número dos que seguem o Evangelho. A única verdadeira riqueza pela qual vale a pena viver é tornarmo-nos discípulos de Jesus. Aquele homem, escolhendo as riquezas, afastou-se triste. Para seguir Jesus, a nossa vida não pode estar ligada às riquezas, ao orgulho, ao amor-próprio. Deixar tudo significa, antes de mais, acreditar que a felicidade está em seguir Jesus e só a Ele confiar a nossa vida. Ai de nós se nos tornarmos escravos da riqueza, como muitas vezes acontece. Se confiamos em Jesus saberemos como ajudar também os mais pobres dando-lhes aquilo que necessitam, a começar pelo amor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO