ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 29 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 10,28-31

Pedro começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixámos tudo e te seguimos.» Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna. Muitos dos que são primeiros serão últimos, e muitos dos que são últimos serão primeiros.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

As palavras de Pedro que se fez porta-vos dos outros apóstolos, fazem emergir um comportamento oposto ao do homem rico que ouvimos no trecho evangélico de ontem. Com efeito, eles deixaram tudo e seguiram-n'O. Há pois, alguém, que respondeu ao chamamento de Jesus: é aquele "nós" que Pedro utiliza em nome dos primeiros discípulos e de todos os que se entregaram confiantes ao convite do Senhor. A tomada de consciência de Pedro, permite a Jesus de aprofundar o significado de O seguirem. Seguir Jesus não é nem um sacrifício nem uma perda em relação a uma vida que seria mais rica e feliz. De resto já noutra ocasião Jesus tinha dito: "Eu quero a misericórdia e não o sacrifício". O Evangelho mostra qual é a verdadeira riqueza que os discípulos de Jesus recebem. Eles, deixando tudo para O seguirem, recebem desde já, isto é, nesta Terra, cem vezes mais daquilo que deixaram, juntamente com perseguições (e Jesus não deixa de o fazer notar) e no futuro receberão a vida eterna. Cem vezes mais, portanto, é a riqueza e a ternura da comunidade doada a todo aquele que escolhe Jesus. É verdade, a comunidade dos crentes torna-se para cada discípulo, mãe, irmão, irmã e casa. E esta fraternidade nunca acabará. Nem sequer a morte poderá destruí-la. Estas palavras de Jesus são fonte de alegria plena para todos nós: o Senhor dá-nos muito mais daquilo que deixamos. A hipérbole do "cêntuplo" mostra o sentido de abundância e a qualidade da riqueza que aquele que segue o Evangelho recebe.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO