ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 30 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 10,32-45

Iam a caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus seguia à frente deles. Estavam espantados, e os que seguiam estavam cheios de medo.
Tomando de novo os Doze consigo, começou a dizer-lhes o que lhe ia acontecer:

«Eis que subimos a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, e eles vão condená-lo à morte e entregá-lo aos gentios. E hão-de escarnecê-lo, cuspir sobre Ele, açoitá-lo e matá-lo. Mas, três dias depois, ressuscitará.» Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: «Mestre, queremos que nos faças o que te pedimos.» Disse-lhes: «Que quereis que vos faça?» Eles disseram: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda.» Jesus respondeu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu bebo e receber o baptismo com que Eu sou baptizado?» Eles disseram: «Podemos, sim.» Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu bebo e sereis baptizados com o baptismo com que Eu sou baptizado; mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a mim concedê-lo: é daqueles para quem está reservado.» Os outros dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis como aqueles que são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas, e como os grandes exercem o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo e quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho apresenta-nos Jesus que continua a caminhar com os discípulos em direcção de Jerusalém. E, não é por acaso que o evangelista faz notar que o Senhor "ia à frente", precisamente como faz o pastor, mostrando deste modo, a verdadeira autoridade, a de quem guia com amor. Esta autoridade de Jesus leva Tiago e João a pedirem-Lhe para se sentarem à Sua direita, isto é, para terem um lugar elevado e importante. Um pedido do género contrasta tremendamente com o que Jesus tinha acabado de dizer aos discípulos: o anúncio da Sua Paixão em Jerusalém. Mas, mais uma vez, como acontecera pouco antes, os discípulos estão distantes das palavras do Mestre. De resto, no povo de Israel a espera do Messias estava ligada à ideia do triunfo e do poder e os discípulos, seguindo o pensamento da maioria das pessoas, tinham-se adaptado a este conceito do Messias. Pelo contrário, Jesus diz que "O condenarão à morte e entregá-l'O-ão aos pagãos...". Os dois discípulos, como se não O tivessem escutado - quantas vezes acontece também connosco! - pedem-Lhe para lhes reservar os lugares ao Seu lado. Jesus repete-lhes como é que os cristãos devem entender o significado de poder: "Quem de vós quiser ser grande, deve tornar-se o vosso servidor, e quem de vós quiser ser o primeiro, deve tornar-se o servo de todos". Jesus indica na direcção do serviço gratuito e generoso, no trabalho humilde, intenso e obediente, o caminho do discípulo. Para Jesus é grande aquele que na comunidade cristã se coloca antes de mais e mais do que todos, ao serviço da comunidade e dos pobres. E o modelo, a única referência para quem exerce uma responsabilidade é o próprio Jesus. "Também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos". Todo o cristão, tal como a comunidade a que pertence, é chamado a contemplar em Jesus Cristo a imagem do servo de todos, que lava os pés aos discípulos (Jo 13, 1-17) e morre na cruz para a salvação de todos. Imitando Jesus, também nós nos tornamos "escravos" dos nossos irmãos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO