ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 20 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 6,1-6.16-18

«Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu. Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita, a fim de que a tua esmola permaneça em segredo; e teu Pai, que vê o oculto, há-de premiar-te.» «Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. «E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus continua a falar da justiça. Esclareceu, com os exemplos que escutámos ao longo destes dias, que a lei antiga deve ser vivida com um espírito novo, com um coração renovado. A fé no Senhor não se mede pela observância exterior dos rituais e nem sequer pelo consenso que podemos angariar por parte das pessoas. A página evangélica mira a fazer crescer em nós a consciência que todas as nossas acções são realizadas diante de Deus: com efeito, Ele olha e conduz a nossa vida. E por esta Sua afectuosa vigilância, é o único juiz verdadeiro e imparcial. Por experiência, sabemos bem quanto é forte a tentação de viver e de realizar as nossas obras para "sermos vistos pelos homens", isto é, para alimentar o orgulho e para nos incharmos ainda mais na consideração por nós mesmos. De qualquer modo, o Senhor não pede aos discípulos para esconderem o bom que há na vida deles. Pelo contrário, precedentemente, exortou-os a serem luz e a não esconderem a lâmpada "debaixo da vasilha". Neste caso, o que está em questão é a atitude do coração: a procura incessante do consenso do próximo, do louvor e da recompensa humana. Jesus mostra-nos que a única pessoa que compreende a fundo a nossa oração, a nossa misericórdia, o nosso jejum é o Pai. Ainda que os homens não compreendessem, é ao Pai que a nossa oração é dirigida e d'Ele, podemos e devemos esperar a única verdadeira recompensa. Neste trecho evangélico, Jesus recorda três práticas religiosas tidas em grande consideração: a esmola, a oração e o jejum. Mas o que quer realçar é a exortação à interioridade que está presente nestas três práticas que assumem uma importância fundamental na vida do crente. A esmola requer o envolvimento do coração com os pobres. É preciso aproximar-nos deles, interessarmo-nos por eles, amá-los porque neles está presente o próprio Jesus Cristo. Esta é a espiritualidade da esmola. E isto é o que Deus vê no escondido, isto é, na profundidade. E também a oração não consiste em se mostrar, mas antes de mais em abrir espaço no próprio coração à Palavra de Deus. É esta interioridade que Deus vê e da qual Se compadece. Analogamente, o jejum é aquela luta interior indispensável para fazer crescer em nós o espaço para acolhermos o senhor. E acontecerá o que escreve o Apocalipse: "Quem ouvir a minha voz e abrir a porta, entro em sua casa e janto com ele, e ele comigo" (Ap 3, 20). Esta é a recompensa dos discípulos, habitar desde já com o Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO