ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 22 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 6,19-23

«Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não corroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois, onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado. Se, porém, os teus olhos estiverem doentes, todo o teu corpo andará em trevas. Portanto, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão essas trevas!

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A verdadeira justiça é ter o coração e a existência toda orientada para Deus. É um Evangelho particularmente actual numa sociedade como a nossa que se afastou de Deus, pensando ser, assim, mais livre. Na verdade, encontra-se escrava de muitos senhores. E particularmente amarga é a escravidão das riquezas, dos bens, das coisas. Jesus sabe que precisamos dos bens, mas se não existe a primazia do amor de Deus, tornamo-nos escravos. Por isso, pouco mais adiante dirá: "buscai o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus vos dará, em acréscimo, todas essas coisas" (Mt 6, 33). Por isso, Jesus "exorta a não acumular riquezas aqui na Terra". Precisamos de nos libertar da escravidão da posse e do consumo que abaixam a nossa vida à matéria. Existe no nosso mundo uma ditadura do materialismo que nos impõe de ficarmos subjugados à lei do consumo e da acumulação de bens. O ensinamento do Evangelho é muito claro a esse respeito: quem acumula muito é presa de um grande amor pelas coisas, é movido por uma paixão que arrebata o coração. Por isso, Jesus afirma que o verdadeiro tesouro é onde está também o coração. A palavra evangélica deve modelar a nossa acção e os nossos sentimentos, forjar um estilo de vida o mais afastado possível da ambição de possuir e de acumular que Jesus compara à ferrugem que consome. Neste caso, mais que consumir as coisas, a ferrugem corrói o coração, os sentimentos e também o próprio sentido da vida. Acumular riquezas no Céu, por sua vez, significa amar a Palavra e pô-l'A em prática, deixar-se levar por aquele projecto de amor que nos é revelado e tornarmo-nos trabalhadores zelosos e alegres. A Palavra de Deus é forte e poderosa. Ela transforma os corações e a história dos homens. Escreve o profeta: "Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem do céu e não voltam para lá sem antes molhar a terra... assim acontece com a Palavra que sai da minha boca" (Is 55, 10.11). Então, o Céu não é apenas uma meta afastada; o Céu é a vida com o Senhor, com os irmãos e com os pobres. Quem vive a própria vida conforme o Evangelho acumula riquezas que ficarão no Céu; não só ninguém as poderá roubar, mas darão abundantes frutos de amor e de bondade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO