ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 23 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 6,24-34

Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.» «Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’ Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

"Não podeis servir a Deus e às riquezas", diz Jesus aos Seus discípulos. É um aviso que vale para todos. Jesus personifica a riqueza (o termo mamonas é a forma helenizada do aramaico mamona que significa riqueza). Com efeito, a riqueza comporta-se como um senhor absoluto que não deixa possibilidades. É um verdadeiro ditador apesar de não ter um rosto e, obviamente, uma alma. É uma ditadura implacável que rouba a alma a quem se sujeita a ela. E está na base dos conflitos, das desordens, dos elogios e das guerras que ainda hoje continuam a amargurar a vida dos homens. O Senhor é amor que pede uma resposta livre por parte do homem. Jesus também sabe que se nos unirmos a Deus, cresceremos no amor, na justiça e no empenho em lutar em prol da liberdade e do progresso de todos, ninguém excluído, a começar pelos pobres. Por isso, não é possível servir ao mesmo tempo a Deus e à riqueza, ao Evangelho e ao dinheiro. O coração não se pode dividir. A pretensão de um amor exclusivo por parte do Senhor, é vivida por Ele mesmo no relacionamento com os homens. Ele é um Deus ciumento, mas não só por Si; é ciumento também por nós, não aceita que sejamos devorados pelo mal. Por isso, assim como desceu para libertar Israel da escravidão do faraó, com um amor ainda maior, enviou o Seu Filho para nos libertar do pecado e da morte. Entregar-se a Deus significa, portanto, libertarmo-nos da escravidão das coisas, sabendo que Ele não nos deixará faltar nada. Muitas vezes, a preocupação pelas coisas da Terra, isto é, por aquilo "que vamos comer, que vamos beber.... que vamos vestir" insinua-se na nossa vida e toma conta dela. As dificuldades do trabalho, por uma justa e merecida remuneração não raras vezes se transformam em ânsia para nós e para quem está ao nosso lado. O Senhor não incita ao ócio. "Quem não trabalha não come" - escreve o apóstolo Paulo. Mas é necessário permanecer na confiança plena que o Senhor Deus conhece a nossa vida e deseja o bem para nós. E o bem não significa absolutamente quantidade de bens. O Senhor é um verdadeiro Pai que cuida dos Seus filhos e providencia às suas necessidades. E se muitos ficam sem comida ou sem roupas é porque outros não procuram o Reino de Deus e a Sua justiça, mas unicamente o próprio interesse. A verdadeira preocupação dos discípulos, diz Jesus, deve ser a do Reino, isto é, a proclamação do Evangelho, a edificação da comunidade e o serviço em prol dos pobres. O discípulo que procura esta "justiça", que é a do Reino, é protegido e apoiado pelo Senhor durante toda a sua vida.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO