ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 27 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 7,15-20

«Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos, os conhecereis. Porventura podem colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. A árvore boa não pode dar maus frutos nem a árvore má, dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Pelos frutos, pois, os conhecereis.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus admoesta do perigo de nos deixarmos aliciar pelos falsos profetas, isto é, por aquelas pessoas ou por aquele modo de viver que parece mais fácil e imediato mas que, na realidade furta a vida, precisamente, como um lobo voraz. Os lobos, sabemo-lo bem, são os inimigos mortais das ovelhas. Mas, neste caso, Jesus acrescenta um matiz: estes lobos não se apresentam com a própria voracidade, mas disfarçam-se de ovelhas, isto é, misturam-se com semblantes familiares, para poderem devorar e destruir mais facilmente o rebanho. Sem possibilidades de fuga. Jesus refere-se ao comportamento dos fariseus e admoesta os Seus discípulos para se cuidarem de os imitar. Podemos falar de farisaísmo, isto é, de um modo exterior de viver a fé ou também de nos conformarmos à mentalidade do mundo que leva os cristãos a viverem, amiúde, com uma atitude fortemente individualista. É um cristianismo onde a misericórdia é rara, onde o amor está restrito a nós mesmos, onde a paixão por transformar o mundo perde o vigor, onde a gratuidade do empenho pelo próximo é substituída pela primazia dos próprios interesses, onde o sonho de um mundo de justiça e de paz é aniquilado pela resignação e pelo fechar-se em si mesmo. É fácil para todos deixarem-se seduzir pela resignada vida "normal". E não nos devemos esquecer que as tentações - todas - se apresentam sempre lisonjeiras e razoáveis. Por isso, atraem facilmente. Mas como é possível desmascarar os lobos disfarçados de cordeiros? Jesus indica um critério infalível quando diz: "Conhecê-lo-eis pelos seus frutos". São falsas profecias todos aqueles pensamentos e sugestões que empobrecem o coração e a vida, tornando-a avarenta de frutos bons para si e para os outros. O exemplo da árvore que dá bons frutos e da que dá maus frutos recorda a unicidade entre o ser e o fazer. É na divisão entre as duas dimensões que prolifera o espírito farisaico. O apóstolo Paulo, elenca as obras que nascem de quem se deixa levar pela "carne": fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias. E logo depois, elenca as que nascem do homem espiritual: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si. E termina: "portanto, se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito" (Gl 5, 19-26).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO