ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Recordação de Santo Irineu, bispo de Lião e mártir (? 202): da Anatólia foi para a França para proclamar o Evangelho. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 28 de Junho

Recordação de Santo Irineu, bispo de Lião e mártir (? 202): da Anatólia foi para a França para proclamar o Evangelho.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 7,21-29

«Nem todo o que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?’ E, então, dir-lhes-ei: ‘Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.’» «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.» Quando Jesus acabou de falar, a multidão ficou vivamente impressionada com os seus ensinamentos, porque Ele ensinava-os como quem possui autoridade e não como os doutores da Lei.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Estas palavras encerram o sermão da montanha, o primeiro grande sermão de Jesus no Evangelho de Mateus. No início, encontramos uma palavra forte: será digno do Reino do Céu apenas aquele "que põe em prática a vontade do meu Pai" e não aquele que terá apenas invocado o nome do Senhor. João Crisóstomo, estigmatizando a passividade com que os cristãos do seu tempo participavam na Liturgia do domingo, porque não produziam nenhuma transformação na vida deles, dizia: "Julgais, por ventura, que o fervor espiritual consista no simples facto de participarem continuamente na Celebração da Divina Liturgia? Isso não conta nada, se daí não obtivermos algum fruto: se não recolhermos nada, é melhor ficarmos em casa!" E, por paradoxo, acrescentava: "A igreja é uma tinturaria: se se vão embora sem sequer terem recebido um mínimo de tinta, para que serve virem cá continuamente?". Várias vezes o Evangelho esclareceu o que é que significa cumprir a vontade do Pai, como quando Jesus afirma: "E a vontade d'Aquele que Me mandou é esta: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele Me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia" (Jo 6, 39). Jesus veio para isso e nós somos chamados a realizar, com Ele, este sonho. Para os discípulos, trata-se de pôr em prática quanto está escrito no Evangelho, como o próprio Jesus disse: "Quem ouve estas Minhas Palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha", enquanto que "quem não as põe em prática, é como o homem sem juízo que construiu a sua casa sobre a areia". O exemplo continua: caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra aquelas duas casas; são as tempestades da vida que todos nós sofremos. Pois bem, a primeira casa, construída sobre a rocha permaneceu intacta; a outra, construída sobre a areia, desmoronou. São duas imagens eficazes com que Jesus compara os ouvintes do Evangelho a construtores. É uma Palavra que nos foi dada para construir a vida numa base sólida e estável. Todos os dias, portanto, o discípulo deve alimentar-se desta Palavra para fundamentar a própria vida não sobre si mesmo, sobre a própria arrogância ou sobre as próprias convicções (que são como a areia, inconsistentes e volúveis). A palavra evangélica é o alicerce sobre o qual construir a nossa vida. É a própria Palavra de Deus que tem, portanto, a mesma autoridade do Pai. Com efeito, Jesus não ensinava como os outros doutores da Lei, mas com autoridade. Aquela do Pai que está no Céu.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO