ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 19 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 11,28-30

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Os versículos são poucos, mas estão cheios daquela compaixão que escutámos no início da missão pública de Jesus. Ele chama a Si todos os que estão cansados e sobrecarregados pela vida: podemos dizer, desde o publicano que chamou para que O seguisse, ao pequeno grupo de homens e de mulheres que O escolheram como Mestre, desde as multidões exaustas e abatidas que finalmente podem encontrar um pastor, aos que são oprimidos pela violência dos ricos, aos que estão sujeitos à violência da guerra, da fome, da injustiça. Para todas estas pessoas ecoam, cheias de ternura e de sensibilidade, estas palavras do Senhor: "Vinde a Mim e eu vos darei descanso". E nós devemos ser a voz de Jesus, a Sua Igreja deve gritar às multidões do mundo o convite de Jesus para se colocarem debaixo do Seu manto. Procuro dizer, ainda que com toda a humildade e a delicadeza, as mesmas palavras às pessoas que encontro? Aquele convite de Jesus que foi dirigido a nós por um outro, repetimo-lo por sua vez, aos outros que o aguardam? Muitas vezes, os homens afastam de si aqueles que estão abatidos e oprimidos, pois têm medo de ficarem envolvidos, pensando nas suas dificuldades. Com o nosso amor, devemos ser aquele alívio para os muitos que estão oprimidos pelo sofrimento, por condições de vida injustas, insuportáveis. E o descanso não é outra coisa senão o próprio Jesus: descansar no Seu peito e alimentar-se da Sua Palavra. Jesus, e só Ele, é que pode acrescentar: "Carregai a minha carga". A carga de que Jesus fala é o Evangelho, exigente e ao mesmo tempo suave, precisamente como Ele. A verdadeira carga é ligarmo-nos a Ele. Somos livres apenas se nos ligarmos Àquele que nos liberta dos confins restritos do nosso ego. Por isso acrescenta: "Aprendei de Mim porque sou manso e humilde de coração". São as duas características que Jesus indica a todos, caminho de bem-aventurança, isto é, de felicidade, de dar e de receber. De facto, o manso e o humilde tornam a vida mais fácil para os que estão próximos, ao contrário do arrogante, do colérico, do soberbo, do agressivo, que vive mal e que magoa. Aprendei de Mim: isto é, tornem-se Meus discípulos. Precisamos disso; e, sobretudo, precisam disso as numerosas multidões deste mundo que ainda esperam ouvir o convite de Jesus: "Vinde e encontrareis descanso".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO