ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória dos santos António e Teodósio fundadores da Lavra das grutas de Kiev (? 1073) e pais do monaquismo russo e ucraniano. Recordação dos cristãos na Ucrânia e na Rússia. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 23 de Julho

Memória dos santos António e Teodósio fundadores da Lavra das grutas de Kiev (? 1073) e pais do monaquismo russo e ucraniano. Recordação dos cristãos na Ucrânia e na Rússia.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 12,38-42

Intervieram, então, alguns doutores da Lei e fariseus, que lhe disseram: «Mestre, queremos ver um sinal feito por ti.» Ele respondeu-lhes: «Geração má e adúltera! Reclama um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, a não ser o do profeta Jonas. Assim como Jonas esteve no ventre do monstro marinho, três dias e três noites, assim o Filho do Homem estará no seio da terra, três dias e três noites. No dia do juízo, os habitantes de Nínive hão-de levantar-se contra esta geração para a condenar, porque fizeram penitência quando ouviram a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é maior do que Jonas! No dia do juízo, a rainha do Sul há-de levantar-se contra esta geração para a condenar, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está alguém que é maior do que Salomão!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Quantas vezes, também nós, tal como aqueles doutores da Lei e fariseus, pedimos um sinal que nos tranquilize e nos sossegue! Parece um pedido razoável, no fundo, legítimo. Também Filipe pediu: mostra-nos o Pai e isso nos basta! No fim de contas, parece normal que para acreditar devamos ter provas suficientes, sinais claros que nos convençam. O pedido está cheio de ambiguidade e revela desconfiança. Não acreditamos que seja suficiente o testemunho de Jesus com o que fez e o que disse, procuramos provas certas que nos libertem da maçada de escolher e de decidir. Na verdade, tal como para os homens do Evangelho, também para nós o Senhor realiza tantos milagres, onde podemos constatar a Sua presença, não para nos convencermos mas para nos apercebermos do Seu e do nosso poder de amor. O próprio Jesus não pode dar outro sinal senão o de Jonas, isto é, o mistério da Sua morte e ressurreição. De facto, tal como Jonas foi retido durante três dias no ventre da baleia e depois saiu e foi mandado para pregar em Nínive, assim, também o Filho do Homem estará três dias na terra e depois será ressuscitado pelo Pai para ser o Salvador de todos. É por isso que nas lápides das catacumbas, muitas vezes, era representada a figura de Jonas. Jesus é o sinal dado por Deus aos homens, sinal infinitamente maior do que foi Jonas para Nínive. E, ainda assim, custa-nos acreditar em Jesus, converter-nos a Ele, confiarmos na Sua Palavra. A rainha de Sabá fez uma longa viagem para ir ouvir a sabedoria de Salomão. E a nós, custa-nos abrir o Evangelho e lê-l'O. Hoje, não precisamos de sinais extraordinários, mirabolantes, exotéricos, mas de uma forte e clara pregação do Evangelho, juntamente a uma grande manifestação de misericórdia, sobretudo, para com os mais fracos. Estes são os sinais que Jesus actuava e que confiou aos discípulos de sempre. Esta página evangélica interroga cada discípulo e cada comunidade cristã sobre o facto de serem, deveras, um "sinal" de amor e de misericórdia. É a tarefa que Jesus continua a confiar à Sua Igreja: ser luz e sal do mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO