ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 12 de Agosto

XIX do tempo comum


Primeira Leitura

I Reis 19,4-8

Andou pelo deserto um dia de caminho; sentou-se à sombra de um junípero e pediu a morte para si: «Basta, Senhor, disse ele; tira-me a vida, pois não sou melhor do que meus pais.» Deitou-se por terra e adormeceu à sombra do junípero. Eis, porém, que um anjo o tocou, dizendo: «Levanta-te e come.» Olhou, e viu à sua cabeceira um pão cozido sob a cinza e um copo de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Mais uma vez o tocou o anjo do Senhor, dizendo-lhe: «Levanta-te e come, pois tens ainda um longo caminho a percorrer.» Elias levantou-se, comeu e bebeu; reconfortado com aquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.

Salmo responsorial

Salmo 33 (34)

De David, quando se fingiu louco na presença
de Abimélec; expulso por ele, partiu.

 Em todo o tempo, bendirei o Senhor;
o seu louvor estará sempre nos meus lábios.

 A minha alma gloria-se no Senhor!
Que os humildes saibam e se alegrem.

 Enaltecei comigo o Senhor;
exaltemos juntos o seu nome.

 Procurei o Senhor e Ele respondeu-me,
livrou-me de todos os meus temores.

 Aqueles que o contemplam ficam radiantes,
não ficarão de semblante abatido.

 Quando um pobre invoca o Senhor, Ele atende-o
e liberta-o das suas angústias.

O anjo do Senhor protege os que o temem
e livra-os do perigo.

 Saboreai e vede como o Senhor é bom;
feliz o homem que nele confia!

Temei o Senhor, vós que lhe estais consagrados,
pois nada falta aos que o temem.

 Os ricos empobrecem e passam fome,
mas aos que procuram o Senhor nenhum bem há-de faltar.

Vinde, meus filhos, escutai-me:
vou ensinar-vos o temor do Senhor.

 Qual é o homem que não ama a vida
e não deseja longos dias de prosperidade?

Nesse caso, guarda a tua língua do mal
e os teus lábios das palavras mentirosas.

 Desvia-te do mal e faz o bem,
procura a paz e segue-a.

 Os olhos do Senhor estão voltados para os justos
e os seus ouvidos estão atentos ao seu clamor.

 A ira do Senhor volta-se contra os malfeitores,
para apagar da terra a sua memória.

 Os justos clamaram e o Senhor atendeu-os
e livrou-os das suas angústias.

 O Senhor está perto dos corações contritos
e salva os espíritos abatidos.

 Muitas são as tribulações do justo,
mas o Senhor o livra de todas elas.

Ele guarda todos os seus ossos,
nem um só será quebrado.

 O ímpio há-de perecer na sua maldade;
os que odeiam o justo serão castigados.

 O Senhor resgata a vida dos seus servos;
os que nele confiam não serão condenados.

Segunda Leitura

Efésios 4,30-5,2

E não ofendais o Espírito Santo de Deus, selo com o qual fostes marcados para o dia da redenção. Toda a espécie de azedume, raiva, ira, gritaria e injúria desapareça de vós, juntamente com toda a maldade. Sede, antes, bondosos uns para com os outros, compassivos; perdoai-vos mutuamente, como também Deus vos perdoou em Cristo.


Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos bem amados, e procedei com amor, como também Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós como oferta e sacrifício de agradável odor.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 6,41-51

Os judeus puseram-se, então, a murmurar contra Ele por ter dito: ‘Eu sou o pão que desceu do Céu’; e diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José, de quem nós conhecemos o pai e a mãe? Como se atreve a dizer agora: ‘Eu desci do Céu’?» Jesus disse-lhes, em resposta: «Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não atrair; e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia. Está escrito nos profetas: E todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que escutou o ensinamento que vem do Pai e o entendeu vem a mim. Não é que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que tem a sua origem em Deus: esse é que viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram. Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Referindo-se ao trecho bíblico relativo ao maná enviado do Céu ao povo de Israel no deserto, Jesus aplica a Si mesmo o conteúdo da mensagem bíblica: "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu". Perante estas palavras, os presentes começaram a murmurar. É difícil, senão impossível no plano da lógica humana, pensar que o Céu se possa manifestar através da Terra. E o que se diz de Jesus deve ser aplicado também ao Seu corpo visível que é a Igreja. Como é possível que uma pobre comunidade cristã, dotada apenas de frágeis sinais sacramentais e de um pequeno livro como as Escrituras, seja um instrumento de salvação? E, no entanto, neste mistério está encerrado, o próprio fulcro da fé cristã: o infinito escolhe o finito para Se manifestar; a Palavra que criou o mundo escolhe as palavras humanas para Se manifestar; Aquele que cria tudo, materializa-Se "realmente" num pouco de pão e de vinho; o Senhor do Céu e da Terra está presente onde duas ou três pessoas se reúnem em Seu Nome.
"Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram; eis aqui o pão que desceu do Céu, quem dele comer nunca morrerá". Para nós, o problema destas palavras nasce provavelmente do hábito de as escutar, pelo que corremos o risco de não conseguir colher prontamente a sua força explosiva. Assim como o maná foi a salvação para o povo de Israel, assim o é Jesus para os homens. "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem come deste pão viverá para sempre e o pão que Eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida". Quem se liga a Jesus (quem come a Sua carne) vive para sempre. O Evangelho não diz "terá", mas "tem" a vida eterna desde já, isto é, recebe o dom da vida que não acaba (no quarto Evangelho "vida eterna" é sinónimo de "vida divina").
Na verdade, a vida da Igreja, tal como a de qualquer crente, é sustida pelo "Pão que desceu do Céu". São João Paulo II, na encíclica sobre a Eucaristia, afirma: "A Eucaristia, presença salvadora de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento espiritual, é o que mais de precioso a Igreja possa ter no Seu caminho na História" (n. 9). Já a vida de Elias prefigurava este mistério. O profeta, perseguido pela rainha Jezabel, teve de fugir. Após uma fuga extenuante, caiu cansado e triste desejando apenas a morte. Enquanto as suas forças, sobretudo as do espírito, iam definhando, eis que um anjo do Senhor desce do Céu, acorda-o do torpor em que tinha caído e diz-lhe: "Levanta-te e come!". Elias viu perto da sua cabeça um pão e comeu-o. Mas voltou a deitar-se. Foi preciso que o anjo regressasse para o acordar de novo, como que a querer significar a necessidade de se ser sempre acordados pelo anjo e de continuar a alimentar-se com o "Pão da vida". Isto é, ninguém se deve sentir auto-suficiente e, portanto, todos necessitamos de alimento. "Sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até ao Horeb, a montanha de Deus" (1Rs 19, 8). O profeta percorreu o caminho do povo de Israel atravessando todo o deserto até ao monte onde Moisés se tinha encontrado com Deus. É a imagem da peregrinação de todas as comunidades cristãs, de todo o crente. O Senhor Jesus, Pão Vivo que desceu do Céu, faz-se nosso alimento para nos suster no caminho para o monte do encontro com Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO