ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 13 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 17,22-27

Estando reunidos na Galileia, Jesus disse-lhes: «O Filho do Homem tem de ser entregue nas mãos dos homens, que o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.» E eles ficaram profundamente consternados. Entrando em Cafarnaúm, aproximaram-se de Pedro os cobradores do imposto do templo e disseram-lhe: «O vosso Mestre não paga o imposto?» Ele respondeu: «Paga, sim». Quando chegou a casa, Jesus antecipou-se, dizendo: «Simão, que te parece? De quem recebem os reis da terra impostos e contribuições? Dos seus filhos, ou dos estranhos?» E como ele respondesse: «Dos estranhos», Jesus disse-lhe: «Então, os filhos estão
isentos.

No entanto, para não os escandalizarmos, vai ao mar, deita o anzol, apanha o primeiro peixe que nele cair, abre-lhe a boca e encontrarás lá um estáter. Toma-o e dá-lho por mim e por ti.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Pela segunda vez, Jesus revela aos discípulos o que Lhe espera em Jerusalém: será entregue nas mãos dos chefes do povo e condenado à morte, mas depois ressuscitará. E, mais uma vez, os discípulos mostram-se consternados. Custa-lhes deveras, aceitar a ideia de um Messias sofredor, apesar da profecia conter também o anúncio da Ressurreição. É o esforço que também nós conhecemos muito bem. Quantas vezes escutamos apenas o que queremos ouvir sem nos deixarmos envolver pela Palavra que nos é anunciada! Enquanto regressam a Cafarnaum, alguns cobradores de impostos aproximam-se de Pedro e perguntam-lhe se Jesus tenciona ou não pagar o imposto estabelecido para o Templo. Não se trata do tributo a César, mas do contributo que cada israelita devia dar ao Templo para o seu funcionamento. Jesus, apesar de ser "maior do que o Templo" (12, 6), não se esquiva a essa obrigação e ordena a Pedro para ir pescar e de tirar da boca do peixe que apanhar com o anzol o dinheiro para dar ao Templo. Jesus não queria provocar escândalo não pagando. Veio para edificar, não decerto para escandalizar as pessoas. Por isso, age também de maneira diferente da que seria lícita para Ele. Nesta mesma linha, perante as pretensões dos Coríntios que diziam: "Tudo é permitido!", o apóstolo Paulo responde: "Mas nem tudo edifica. Ninguém procure satisfazer os seus próprios interesses, mas os do próximo" (1Cor 10, 23-24). A primeira preocupação de Jesus é a de reunir e proteger as pessoas que o Pai Lhe confiou. E para isso, está atento em afastar tudo o que pode provocar escândalos inúteis. É uma sabedoria que requer uma grande disciplina interior, sobretudo, por parte de quem tem responsabilidades pastorais. Deve ser esconjurado o instinto de agir impulsivamente e sem reflectir. O Senhor mostra-nos que a verdadeira sabedoria é construir aquele templo espiritual que é a comunidade cristã.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO