ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de São Maximiliano Kolbe, padre mártir do amor, que em 1941 aceitou morrer no campo de concentração de Auschwitz para salvar a vida de um outro homem. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 14 de Agosto

Memória de São Maximiliano Kolbe, padre mártir do amor, que em 1941 aceitou morrer no campo de concentração de Auschwitz para salvar a vida de um outro homem.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 18,1-5.10.12-14

Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe.» «Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu. Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada? E, se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus apresta-Se a subir a Jerusalém onde a morte e a ressurreição O esperam. O evangelista anota que "naquele momento os discípulos aproximaram-se de Jesus" para Lhe perguntar: "Quem é o maior no Reino do Céu?". É uma pergunta que manifesta a distância deles do Mestre. O trecho paralelo de Marcos (9, 33 ss) reporta a mesma cena: é uma situação que se repete ainda hoje entre os discípulos: quantas vezes nos esquecemos do Evangelho porque estamos preocupados só por nós mesmos ou com as nossas primazias! Jesus apanhou uma criança e pô-la "no meio", no centro da cena e virando-Se para os discípulos disse: "Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças nunca entrareis no Reino do Céu". Com estas palavras inicia o quarto longo discurso de Jesus aos discípulos e é uma esplêndida reflexão sobre a vida da comunidade cristã. Já o início é paradoxal: o discípulo não é como um adulto, um homem maduro, como poderíamos pensar, mas uma criança, um pequeno necessitado de ajuda, de apoio, um filho. O discípulo é um filho que deve permanecer sempre tal, isto é, necessitado de ajuda, para ser protegido, acompanhado. Só quem é filho é que também pode ser pai na comunidade dos crentes. No Reino de Deus é-se sempre e de qualquer modo filhos. E Jesus admoesta os que desprezam os discípulos, os pequenos: os seus anjos estão sempre na presença de Deus. Isto é, Deus protege-os. E é nesta sequência que se enquadra a extraordinária parábola da ovelha perdida que Jesus narra para mostrar a qualidade do amor de Deus para com os Seus filhos. Ele faz o impossível para que nenhum dos Seus pequeninos se perca. É uma dimensão que deveria voltar a ser mais evidente nas comunidades cristãs: antes de mais, deveriam estar as preocupações da salvação dos irmãos e das irmãs. Dantes, dizia-se que a primeira função dos padres, mas diria também de toda a comunidade cristã, era a "salvação das almas". Deve voltar a ser assim, porque também esta é a preocupação de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO