ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

XXIV do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 16 de Setembro

XXIV do tempo comum


Primeira Leitura

Isaías 50,5-9

O Senhor Deus abriu-me os ouvidos,
e eu não resisti, nem recusei.

Aos que me batiam apresentei as espáduas,
e a face aos que me arrancavam a barba;
não desviei o meu rosto dos que me ultrajavam e cuspiam.

Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio;
por isso não sentia os ultrajes.
Endureci o meu rosto como uma pedra,
pois sabia que não ficaria envergonhado.

O meu defensor está junto de mim.
Quem ousará levantar-me um processo?
Compareçamos juntos diante do juiz!
Apresente-se quem tiver qualquer coisa contra mim.

O Senhor Deus vem em meu auxílio;
quem o
sará condenar-me?
Cairão todos esfrangalhados,
como roupa velha, roída pela traça.»

Salmo responsorial

Salmo 114 (116) vv. 1-9

Amo o Senhor,
porque ouviu a voz do meu lamento.

Ele inclinou para mim os seus ouvidos,
no dia em que o invoquei.

Cercaram-me os laços da morte,
caíram sobre mim as angústias do sepulcro;
estava aflito e cheio de ansiedade,

mas invoquei o nome do Senhor:
«Ó Senhor, salva-me a vida!»

O Senhor é bondoso e compassivo,
o nosso Deus é misericordioso.

O Senhor guarda os simples;
eu estava sem forças e Ele salvou-me.

Volta, minha alma, ao teu repouso,
porque o Senhor foi bom para contigo.

Ele livrou da morte a minha vida,
das lágrimas, os meus olhos,
da queda, os meus pés.

Andarei na presença do Senhor,
no mundo dos vivos.

Segunda Leitura

São Tiago 2,14-18

De que aproveita, irmãos, que alguém diga que tem fé, se não tiver obras de fé? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: «Ide em paz, tratai de vos aquecer e de matar a fome», mas não lhes dais o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se ela não tiver obras, está completamente morta. Mais ainda: poderá alguém alegar sensatamente: «Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 8,27-35

Jesus partiu com os discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe. No caminho, fez aos discípulos esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?» Disseram-lhe: «João Baptista; outros, Elias; e outros, que és um dos profetas.» «E vós, quem dizeis que Eu sou?» - perguntou-lhes. Pedro tomou a palavra, e disse: «Tu és o Messias.» Ordenou-lhes, então, que não dissessem isto a ninguém. Começou, depois, a ensinar-lhes que o Filho do Homem tinha de sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, e ser morto e ressuscitar depois de três dias. E dizia claramente estas coisas.
Pedro, desviando-se com Ele um pouco, começou a repreendê-lo.

Mas Jesus, voltando-se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo-lhe: «Vai-te da minha frente, Satanás, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens.» Chamando a si a multidão, juntamente com os discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, há-de salvá-la.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

"Quem é este Jesus de Nazaré?". Não há dúvidas de que se trata de uma questão fundamental; já a era nos tempos de Jesus e não deixa de ser também nos nossos tempos. No Evangelho de Marcos, esta pergunta chega até mesmo a ocupar o centro "físico" da narração. Chegamos ao oitavo dos dezasseis capítulos que constituem o Evangelho de Marcos. E representa uma determinante linha de divisão. O episódio passa-se na alta Galileia, enquanto Jesus percorre as aldeias à volta de Cesareia de Filipe, uma pequena cidade bastante afastada de Jerusalém, no interior de uma região quase completamente pagã. O evangelista quer sugerir que daqui começa decididamente o caminho de Jesus para a Cidade Santa. A partir deste momento, Jesus fala "abertamente" com os discípulos, sem que mais nada O contenha (v. 32). Ao longo do caminho, pergunta-lhes acerca da opinião que as pessoas fizeram d'Ele. Como se pode ver, é Jesus quem põe, no meio da narração, a "questão central" de todo o Evangelho: o problema da Sua identidade.
Substancialmente, podemos dizer, a avaliação sobre Ele é positiva e, em parte, certeira. No entanto, todos concordam em admitir que em Jesus está a mão de Deus, mas o parecer não é claro apesar de toda a admiração que têm por Ele como grande benfeitor e taumaturgo. Por isso, Jesus deixa de parte as opiniões das pessoas e dirige intencionalmente a pergunta aos discípulos: "Mas vós, quem dizeis que Eu sou?". Pedro responde-Lhe aberta e inequivocamente: "Tu és o Cristo!" ("Cristo" é a tradução grega do hebraico "Messias", que literalmente significa "o Consagrado"). Parece ser esta a resposta que Jesus estava à espera.
Jesus, perante as palavras que o reconhecem como Messias, começa a falar da Sua Paixão (a partir deste momento, falará sobre este argumento mais duas vezes). Diz que o Filho do Homem deverá sofrer muito, será acusado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei; depois será morto e ressuscitará no terceiro dia. Pedro, ouvindo estas palavras, leva Jesus à parte e repreende-O. Tinha reconhecido a incomparável grandeza de Jesus tanto é que usa para Ele o maior título que havia à disposição, mas não podia aceitar o "fim" que Jesus lhes tinha anunciado. E é aqui que se chocam dois conceitos do Messias: o de Pedro, ligado à força, ao poder que domina, à instauração de um reino político; o outro, o de Jesus, caracterizado pelo rebaixamento até à morte que terminará, no entanto, na ressurreição.
Aquele discípulo que em nome dos outros reconheceu Jesus como o Messias torna-se agora num adversário; Jesus não pode fazer outra coisa senão estigmatizá-lo diante dos outros. Com uma rispidez impressionante diz-lhe: "Fica longe de mim, Satanás!". São palavras parecidas com as que se encontram no Evangelho de Mateus no fim das tentações no deserto. Nos dois casos, Jesus é obrigado a dar uma conotação política ao Seu messianismo, para que possa alcançar um poder e uma senhoria de carácter terreno. É certamente difícil acostumar-se à ideia de um Messias que escolhe o caminho da Cruz e do abaixamento; e, no entanto, é precisamente este o caminho de Deus. Jesus, tendo chamado a multidão que O seguia, diz que se alguém se quer tornar Seu discípulo deve renunciar a si mesmo, apanhar a sua cruz e segui-l'O. E acrescenta: quem perde desta maneira a sua vida, na realidade, salva-a. Tudo isso aparecerá claro no dia da ressurreição de Jesus. Mas, desde agora, também para nós, o caminho do serviço ao Evangelho e ao Senhor é o modo de viver em plenitude segundo Deus. E nunca será permitido a ninguém alterar o percurso seguido por Jesus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO