ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Paz
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Paz

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pela paz. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Paz
Segunda-feira, 17 de Setembro

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pela paz.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 7,1-10

Quando acabou de dizer todas as suas palavras ao povo, Jesus entrou em Cafarnaúm. Ora um centurião tinha um servo a quem dedicava muita afeição e que estava doente, quase a morrer. Ouvindo falar de Jesus, enviou-lhe alguns judeus de relevo para lhe pedir que viesse salvar-lhe o servo. Chegados junto de Jesus, suplicaram-lhe insistentemente: «Ele merece que lhe faças isso, pois ama o nosso povo e foi ele quem nos construiu a sinagoga.» Jesus acompanhou-os. Não estavam já longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por uns amigos: «Não te incomodes, Senhor, pois não sou digno de que entres debaixo do meu tecto, pelo que nem me julguei digno de ir ter contigo. Mas diz uma só palavra e o meu servo será curado. Porque também eu tenho os meus superiores a quem devo obediência e soldados sob as minhas ordens, e digo a um: ‘Vai’, e ele vai; e a outro: ‘Vem’, e ele vem; e ao meu servo: ‘Faz isto’, e ele faz.» Ouvindo estas palavras, Jesus sentiu admiração por ele e disse à multidão que o seguia: «Digo-vos: nem em Israel encontrei tão grande fé.» E, de regresso a casa, os enviados encontraram o servo de perfeita saúde.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Um centurião romano, um pagão que, apesar de ser o representante do opressor mostra, no entanto, uma atenção particular para com os hebreus, ao ponto de os ajudar também a construir a sinagoga da cidade. Está muito preocupado com a grave doença que atingiu um dos seus empregados. Sabe bem que como pagão, não pode ousar aproximar-se daquele Mestre. Por isso, pede a alguns anciãos dos judeus da cidade para irem ter com Jesus para Lhe pedirem a cura daquele seu empregado. Eles vão ter com Jesus e intercedem pelo centurião com palavras de grande estima por ele que não se poupou para ajudar a cidade. Três atitudes emergem neste soldado romano: o amor para com o seu empregado (trata-o como um filho), a grande confiança no Jovem Profeta de Nazaré e, depois, a indignidade que sente diante de Jesus. Enquanto Jesus Se aproxima da casa dele, manda outros amigos para Lhe dizerem para não se incomodar mais. A sua fé faz com que pronuncie aquelas palavras que todos os cristãos ainda hoje repetem durante a liturgia eucarística: "Eu não sou digno de que entres em minha casa,... mas diz uma só palavra e o meu empregado ficará curado". Este centurião, pagão, torna-se na imagem do verdadeiro crente, isto é, daquele que reconhece a própria indignidade e que acredita na força da Palavra de Jesus: basta uma Sua Palavra para salvar e sermos salvos. Nós, pelo contrário, estamos obcecados em multiplicar as palavras pensando que são elas que movem o coração do Senhor ou que mudam as coisas. Jesus é a "Palavra" do Pai: é Jesus quem cura, quem salva. As palavras que saem da boca de Jesus têm a força de Deus e do Seu amor ilimitado.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO