ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 22 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 8,4-15

Como estivesse reunida uma grande multidão, e de todas as cidades viessem ter com Ele, disse esta parábola: «Saiu o semeador para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, foi pisada e as aves do céu comeram-na. Outra caiu sobre a rocha e, depois de ter germinado, secou por falta de humidade. Outra caiu no meio de espinhos, e os espinhos, crescendo com ela, sufocaram-na. Uma outra caiu em boa terra e, uma vez nascida, deu fruto centuplicado.»
Dizendo isto, clamava: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça!» Os discípulos perguntaram-lhe o significado desta parábola. Disse-lhes: «A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; mas aos outros fala-se-lhes em parábolas, a fim de que, vendo, não vejam e, ouvindo, não entendam.» «O significado da parábola é este: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas em seguida vem o diabo e tira-lhes a palavra do coração, para não se salvarem, acreditando. Os que estão sobre a rocha são os que, ao ouvirem, recebem a palavra com alegria; mas, como não têm raiz, acreditam por algum tempo e afastam-se na hora da provação. A que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, indo pelo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, pela riqueza, pelos prazeres da vida e não chegam a dar fruto. E a que caiu em terra boa são aqueles que, tendo ouvido a palavra, com um coração bom e virtuoso, conservam-na e dão fruto com a sua perseverança.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus dá um valor especial a esta parábola porque nela transparece a atitude que os discípulos devem ter ao escutar todo o Evangelho. Podemos dizer que o Evangelho não se compreende se não estiver presente quem O explique. As próprias parábolas necessitam de serem explicadas porque há necessidade do "espírito" de Jesus para descer em profundidade e ligar aquelas palavras à vida. No entanto, a primeira observação que ressalta nesta parábola não se refere a quem a escuta mas ao semeador. Ele mostra-se extraordinariamente generoso em lançar a semente (que é a Palavra de Deus): o semeador atira-a para todo o lado, até mesmo na estrada e na rocha, esperando que possa encontrar algum lenço de terra onde medrar e crescer. Para Jesus, o primeiro semeador, não há nenhum terreno que não seja indicado para receber o Evangelho. E o terreno é a vida, ou melhor, o coração de todo o homem e de toda a mulher, qualquer que seja a cultura e a condição de pertença. Ainda que hajam corações duros como pedras ou terrenos refractários a qualquer sementeira, Jesus continua a semear na esperança que mais cedo ou mais tarde, alguma fenda acolha aquela semente boa e dê fruto. No entanto, a parábola não pretende associar os homens aos vários terrenos, pelo que uns seriam terreno bom e outros, terreno mau. Não há dúvidas que isso pode acontecer, mas depende da escolha de cada um de nós. Ninguém é, por natureza, bom ou mau. É a liberdade que todos os homens receberam como dádiva. É a escolha que muitas vezes fazemos de ser, às vezes, terreno bom, outras vezes, menos bom e outras vezes ainda, refractários à escuta. Se olharmos para a nossa vida, apercebemo-nos que, às vezes, o nosso coração parece-se com um terreno pedregoso, outras vezes está cheio de espinhos, outras vezes ainda deixamo-nos dominar pelos afazeres e outras vezes somos terreno bom. Com esta parábola, o Senhor exorta-nos a abrir o coração para acolhermos a Palavra de Deus e cuidarmos d'Ela com perseverança. Com efeito, Ele continuará a sair de manhã cedo para semear o Evangelho nos nossos corações, como acontece, por exemplo, a quem escuta diariamente as Escrituras. Pedirá a cada um de nós para sermos juntamente com Ele, semeadores da boa semente do Evangelho para que seja amplamente semeado até aos extremos confins da Terra e leve a todo o lado, frutos de paz e de amor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO