ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória de São Venceslau, (? 929) venerado como mártir na Boémia. Memória de William Quijano, jovem salvadorenho da Comunidade de Santo Egídio, morto em 2009 pela violência das maras. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 28 de Setembro

Memória de São Venceslau, (? 929) venerado como mártir na Boémia. Memória de William Quijano, jovem salvadorenho da Comunidade de Santo Egídio, morto em 2009 pela violência das maras.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 9,18-22

Um dia, quando orava em particular, estando com Ele apenas os discípulos, perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?» Responderam-lhe: «João Baptista; outros, Elias; outros, um dos antigos profetas ressuscitado.» Disse-lhes Ele: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «O Messias de Deus.» Ele proibiu-lhes formalmente de o dizerem fosse a quem fosse; e acrescentou:
«O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, tem de ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A profissão de fé de Pedro marca um momento de viragem nas narrações evangélicas: prepara o início da viagem de Jesus a Jerusalém. Lucas não especifica o lugar onde se desenrola a cena (Marcos e Mateus colocam-na em Cesareia de Filipe), mas insere-a num horizonte de oração, cenário que se repete frequentemente no terceiro Evangelho. O evangelista parece querer descrever o momento em que a comunidade cristã se reúne para a oração comum: trata-se de um momento indispensável para viver o encontro pessoal com Jesus. Naquela ocasião - anota o texto - Jesus pergunta aos discípulos o que é que as pessoas pensam d'Ele. E eles referem-Lhe as vozes que correm, as mesmas que tinham chegado aos ouvidos de Herodes. Jesus queria era saber o que é que eles, que já estavam com Ele há já algum tempo, pensavam d'Ele. Jesus sentia aquele grupo como a Sua família, como aqueles que realizavam concretamente a Sua pregação. Por isso, queria conhecer o coração deles, precisamente, o que é que eles pensavam d'Ele. Pedro em nome de todos, responde: "O Messias de Deus". É uma profissão solene. E ainda mais clara da referida no trecho paralelo de Marcos, uma vez que à palavra "Messias" aqui se acrescenta: "de Deus". Na verdade, Pedro é o primeiro, aquele que, em nome de todos, professa a verdadeira fé. Ele está diante de nós para que possamos responder com as mesmas palavras à pergunta que Jesus continua a fazer também a nós: "Mas vós, quem dizeis que Eu sou?". É o próprio Jesus quem pede à nossa mente e ao nosso coração para O compreender e amar como o nosso Salvador, como Aquele que nos livra do pecado e da morte. O segredo sobre a Sua pessoa que Jesus impõe aos discípulos não é para Se esconder, antes pelo contrário, não quer que se deturpe a Sua missão numa lógica mundana e falsa. Não quer que se criem equívocos sobre a Sua missão. Por isso, é bom que o conhecimento seja gradual. A dificuldade para compreender a fundo a Sua missão, emerge imediatamente quando acrescenta qual será o destino que O espera em Jerusalém: a mensagem de Jesus era clara: para se chegar à ressurreição é preciso passar pela cruz. É o mistério da vida de Jesus, do da Igreja e dos discípulos de todos os tempos. A vitória do bem sobre o mal, passa sempre pelo caminho da cruz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO